Os labirintos de Neto – Maurílio Fontes

A confirmação do segundo turno foi derrota inesperada para ACM Neto, que liderou a corrida sucessória em boa parte da disputa pelo Palácio de Ondina.

Por mais que seu desânimo fosse evidente em coletiva de imprensa ontem (2) à noite, o candidato tentou passar aos correligionários entusiasmo claramente fictício. Sentiu o golpe e o argumento apresentado – que as urnas expressam desejo da maioria – com objetivo de reforçar sua posição no segundo turno não se concretizará na prática.

Em raciocínio beirando ao amadorismo, Neto somou a seus votos (3.316.711) aqueles obtidos por João Roma (738.311), em resultado capaz de ultrapassar no dia 30 de outubro o petista Jerônimo Rodrigues, que alacançou 4.019.830 sufrágios.

A diferença de Jerônimo frente a Neto foi (é) de 703.119 votos. A probabilidade de migração total de Roma para Neto é de praticamente zero.

A argumentação netista leva em conta (implicitamente) que o quantitativo obtido por Rodrigues ficaria estático, algo bastante improvável em razão da dinâmica da campanha do petista.

Para além das “equações políticas- matemáticas”, Neto enfrenta outro desafio, também de difícil solução: como se posicionar no plano nacional na disputa Lula versus Bolsonaro. A neutralidade já não será possível: optando pela candidatura do presidente Jair Bolsonaro terá dificuldades para contornar a rejeição no estado do candidato à reeleição.

As estratégias corretas e capazes de ampliar a competitividade de ACM Neto são complexas e possuem prós e contras que precisam ser avaliados pela coordenação da campanha: insistir na depreciação da gestão de Jerônimo Rodrigues à frente da Secretaria da Educação provou não ser alternativa producente; os ataques ao governador Rui Costa, com elevada aprovação, também não resultaram em ganhos significativos ao longo da campanha; o discurso constante acerca da violência na Bahia, algo indiscutível, supostamente, não rendeu a repercussão planejada.

Tal qual o personagem Teseu, ACM Neto precisará sair do labirinto em que se encontra.

Mas quem lhe dará o fio de lã para que ele encontre as saídas?

 

 

 

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo