Prefeitura desenvolve programa de melhoria dos solos agrícolas e destina mil toneladas de adubo às comunidades rurais

Em Alagoinhas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), vem desenvolvendo uma série de ações para garantir que agricultores familiares tenham condições de manter a atividade nas lavouras e segurança para planejar o trabalho com o solo.

Este ano, mil toneladas de adubo já começaram a ser entregues aos pequenos produtores de aproximadamente 40 comunidades rurais – o que representa um aumento de 25% no quantitativo de adubo distribuído, em relação aos anos anteriores, pelo programa desenvolvido desde 2017 através do governo municipal junto aos trabalhadores da zona rural.

De acordo com o secretário de agricultura, Geraldo Almeida, a distribuição do adubo tem como objetivo a inclusão produtiva rural e visa apoiar a atividade dos trabalhadores do campo, que também tiveram suas rotinas de escoamento afetadas pela pandemia do coronavírus. O gestor da pasta chamou a atenção para a importância da agricultura familiar na segurança alimentar e no desenvolvimento rural sustentável, e salientou que o produto que vem da terra, além de abastecer a cesta, na feira, gera o excedente que movimenta a economia e a cadeia produtiva da região.

Para quem faz do cultivo também fonte e complemento de renda, o incentivo faz toda a diferença.

“O prefeito Joaquim Neto ajudou bastante a gente aqui da zona rural, com o incentivo de máquina e também o adubo para o plantio da gente […]. O adubo chegou na hora exata. O tempo chuvoso facilita a adubação para poder a planta ficar bonita e ter uma colheita melhor. […] com o adubo, fica mais fácil a colheita, para produzir melhor e ter também um produto de qualidade”, ressaltou Domingos Paulo Bispo, que há 20 anos trabalha com agricultura familiar, na região do Ponto do Beiju. Ele é um dos quase 1500 trabalhadores diretamente beneficiados com o programa de melhoria dos solos agrícolas.

Foto: Ana Simono/SECOM

Também produtora, a vice-presidente da associação do Ponto do Beiju ressaltou que a iniciativa beneficia prioritariamente os agricultores ativos na lavoura e enfatizou a importância da união entre Chefe do Executivo Municipal, secretário de agricultura e presidência da União das Associações Rurais de Alagoinhas (UARA) com os esforços e incentivos necessários para que a produção do campo se torne cada vez mais eficiente e seja revertida em fonte de renda para as famílias. “Posso dizer que ele [o prefeito] teve outro olhar para a nossa comunidade e nos deu esse suporte”, disse a vice-presidente Leda Santos.

Junior dos Santos, que preparou, com o adubo, seu plantio, também avaliou positivamente a ação da Secretaria Municipal de Agricultura. A “maniva” que ele cultiva será a mandioca da próxima safra, cuja fécula originará o beiju – um dos três produtos mais presentes no café da manhã dos baianos. “Nós trabalhamos com produtos orgânicos, naturais. Antigamente, para ter um trator aqui, a gente pagava. Agora, através da associação, vem um trator a um preço em conta para o agricultor plantar, e colher, e ter a sua renda. Isso é maravilhoso para a gente”, relatou.

Com programas de fertilização do solo, assistência técnica e qualificações para operação de maquinário no campo, oferecidas por meio de parcerias, a Administração Municipal pretende reduzir os custos de preparo da terra e contribuir para o fortalecimento dos produtores rurais da região.

Foto: Divulgação/SEMAG

A iniciativa não é isolada. Além da distribuição de adubo e insumos, a SEMAG apoia a realização de feiras da agricultura familiar, e o poder público municipal tem estimulado o associativismo, doando equipamentos para irrigação de hortas comunitárias e contribuindo com a instalação de pequenas fábricas comunitárias, como a do Rio Branco, também na zona rural.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo