8ª Parada do Orgulho Gay na luta por inclusão social

PARADA

“A 8ª Parada do Orgulho Homossexual LGBT mostrará que as lésbicas, gays, bissexuais e trans têm importância na sociedade e que a homofobia não tem mais espaço na cidade de Alagoinhas”, declarou Denilton Cavalcante, a “Tarcila”, presidente da Organização Homossexual Geral de Alagoinhas (OHGA) ao término da última reunião para o evento que ocorre no próximo dia 24. A reunião, na manhã desta terça-feira, 12, no Salão Verde, contou com representantes de diversas secretarias municipais, da Guarda Municipal, do 4º Batalhão da Polícia Militar e da Associação de Trans de Alagoinhas (Astral).

Foram definidos alguns detalhes estruturais: às 14 horas as ruas que dão acesso ao trajeto, que é igual ao do Alafolia, serão fechadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); a concentração terá início a partir das 15 horas, com o desfile começando às 16 horas, e encerrando às 22 horas. Não será permitida a venda de produtos em garrafa de vidro, o espetinho também é proibido, como a utilização de preparo de alimentos com fogo. Os ambulantes deverão se alojar na rua conhecida como Fuxico e na Rua do Boticário (Praça J.J. Seabra). 

O capitão Adauto, representado o comando do 4º BPM, informou que 60 homens estarão nas ruas dando segurança aos participantes e aos populares que vão assistir ao desfile. Não haverá um palco fixo. Em reuniões anteriores foram acertados a contratação de um trio, de uma banda e uma DJ, a instalação de sanitários químicos, bem como os serviços de limpeza das ruas, a divulgação do evento pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM), inspeção e volume do som dos trios e o cumprimento dos horários. 

Este ano, o tema da parada é “Cidadania e inclusão por políticas públicas na luta contra a homofobia e prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s/AIDS e Hepatites)”. Como em todos os anos, antes da Parada, acontece a Semana da Diversidade Inclusiva com uma série de atividades: dia 22, no Hotel Casa Grande, seminário e entrega do Troféu Cidadania GGB (Grupo Gay da Bahia) a personalidades que apoiam a causa LGBT. 

No dia 23, (sábado), festa de lançamento e, no domingo, 24, a Parada. O evento conta com o apoio da Prefeitura através das secretarias de Cultura (SECEL), Comunicação (SECOM), Serviços Públicos (SESEP), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Assistência Social (SEMAS), Saúde (SESAU), Guarda Municipal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Chefia de Gabinete (GAPRE).

Declarações – Pelo entusiasmo dos participantes da reunião, a 8ª Parada deve ser uma das mais animadas dos últimos anos. 

Grace Kelly (Associação das Trans de Alagoinhas) – “Estou satisfeita com o resultado da reunião. Ficou resolvida toda a parte da diversão, que vai incluir um trio e a banda. A Prefeitura nos ajudou bastante e esperamos fazer uma festa que mostre a alegria, a diversidade e, acima de tudo, a mensagem de respeito recíproco que deve existir entre a comunidade gay e toda a sociedade”. 

Tarcila Cavalcante (OHGA) – “Toda a logística, a parte estrutural está definida. Agora nos cabe levar as pessoas para a parada, os simpatizantes, os militantes, e fazer nosso trabalho contra a homofobia. A parada não é só festa, é também momento de expor para a sociedade o que tem sendo feito para melhorar a qualidade de vida desta comunidade. Teremos um trio e um DJ. Este ano estaremos dando apoio as atrações locais. Nos três anos de parada, sob a minha coordenação, o governo municipal tem se voltado para as políticas públicas. A SEMAS vem estruturando o Conselho LGBT, já estamos conversando com o prefeito e com o secretário André Nunes sobre a definição de uma sede – um espaço para desenvolvermos nossos projetos -, sem contar que, no dia 29 de abril, o prefeito Paulo Cezar sancionou a Lei do Nome Social. Enfim, a gestão municipal tem nos apoiado muito”. 

Ludmila Fiscina (SEMAS – Reparação) – “Apoiamos a parada gay, como também estamos constituindo o Conselho LGBT,  para que  os militantes possam ter mais força nas reivindicações de seus direitos”. 

André Nunes (SECEL) – “Desde 2009 damos apoio à parada gay, que é um evento que traz inclusão, combate à homofobia e as doenças sexualmente transmissíveis. O evento já ganhou corpo e a luta deve ser constante contra a discriminação. É um instrumento que leva as pessoas a ter mais tolerância. Desde o início da atual gestão, o prefeito solicitou que déssemos apoio a esta comunidade. E acreditamos que este ano a parada será um sucesso”. 

Cezar Carvalho (SESEP) – “A Secretaria de Serviços Públicos estará participando da parada através do ordenamento do solo e disciplinamento dos ambulantes. Os barracões estão proibidos e os carrinhos de mão não poderão ficar no trajeto da parada para evitar acidentes. A limpeza será feita antes e após o cortejo”. 

Capitão Adauto (4ª BPM) – “O efetivo será de 60 policiais, divididos em patrulhas que acompanharão o trio durante o trajeto. Teremos o apoio da Polícia Civil”. 

Clélio Mendes (Guarda Municipal) – “Daremos suporte a todos as secretarias, teremos três viaturas no trajeto. Estaremos na retaguarda com apoio secundário à PM”. 

Edson Silva (SEDEA – Meio Ambiente) – “Nosso papel é condensar as informações de todas as secretarias e garantir a logística que será executada, inclusive quanto aos horários e execução sonora. O evento começa às 15, mas as equipes estarão nas ruas a partir das 14 horas. O término será às 22 horas. O limite de potência do som é de 110 decibéis, mas não temos dificuldade porque os trios elétricos dispõem de equipamentos que fazem essa regularização. Fazemos também medição no início e durante o trajeto”. 

Elisângela Xavier (Gabinete) – “O prefeito orientou que trabalhássemos com integração maior com as secretarias para o êxito da parada. Na reunião, foram acertados os detalhes de cada secretaria e, no dia 24, teremos um evento organizado e bonito”.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Foto: Amilton André/SECOM

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo