Jovens da iniciação esportiva recebem Kombi para futebol interativo

Os jovens que participam da iniciação esportiva, em Alagoinhas, contam, desde o último fim de semana, com um novo equipamento de fomento ao esporte enquanto potência de impacto social. Uma Kombi foi doada para que as atividades de incentivo às modalidades esportivas sejam realizadas não apenas nas quadras do Ginásio Antônio Carlos Magalhães e do Centro Social Urbano, mas também nos bairros da cidade. O veículo foi entregue no sábado (21), em solenidade com a participação do prefeito Joaquim Neto, que aproveitou para parabenizar o atleta Cauã Henrique de Araújo Santos, que vai representar Alagoinhas na escola do Santos. O atleta foi selecionado para o clube e agora inspira os jovens da iniciação esportiva.

Foto: Karina Rocha

A iniciativa do “futebol interativo” veio do professor Edinaldo Araújo, monitor das turmas de
iniciação esportiva, que buscou o suporte de empresas para trazer ao projeto também uma proposta itinerante de intervenção. Edinaldo Araújo conseguiu o veículo e, com o apoio da Prefeitura, vai fazer, do equipamento, uma forma de chegar aos bairros e de aproximar a comunidade do esporte.

O intuito é que instrutores preparados desenvolvam atividades esportivas e culturais junto às crianças e adolescentes, se deslocando aos bairros. O veículo deve ajudar a transportar a equipe e os itens esportivos para as diversas regiões. A cada ação, um bairro da cidade será contemplado com atividades. Além de estimular esses jovens, a equipe de monitores também contribui para o desenvolvimento físico e psíquico de futuros atletas na cidade.

“A Kombi para o futebol interativo prova que a iniciação esportiva tem um resultado efetivo. A iniciação não é criação nossa como programa; ele já existia antes, mas estava suspenso, quando assumimos. O que fizemos foi trazer de volta esses profissionais para que crianças possam praticar, gratuitamente, atividades em diversas modalidades”, pontuou a vice-prefeita e secretária municipal de cultura, esporte e turismo, Iraci Gama. Segundo ela, o programa – que tem como objetivo incentivar a prática esportiva, tirando crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade social e proporcionando a elas o compartilhamento em espaços de educação, formação e lazer – ganha, com a Kombi, novas perspectivas.

Avanços
O programa de iniciação esportiva, que no governo Joaquim Neto ampliou a oferta de modalidades para jovens entre 12 e 18 anos de idade, é realizado semanalmente, no ginásio de esportes do município. Desde 2018, quando a administração municipal entregou equipamentos esportivos, materiais de suporte e coletes aos alunos inscritos, têm sido ministradas aulas nas modalidades handebol, futsal, voleibol, basquetebol e atletismo.

As inscrições são gratuitas e as ações itinerantes, do “futebol interativo”, deverão seguir um cronograma pré-estabelecido, percorrendo os bairros de Alagoinhas.

Confira as fotos:

Foto: Karina Rocha

Foto: Karina Rocha

Foto: Karina Rocha

Foto: Karina Rocha

 

Fonte: SECOM PMA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo