Brasil pede explicação aos EUA sobre ausência na OCDE

(Nova York – EUA, 24/09/2018) Presidente da República, Jair Bolsonaro, recebe os cumprimentos do Senhor Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump. nFoto: Alan Santos/PR

O governo brasileiro soube há um mês que os EUA enviaram à OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico) uma carta apoiando a entrada  somente da Argentina e da Romênia na entidade. À época, o Planalto procurou os americanos para ter explicações. As informações são da jornalista Mônica Bergamo.

Até então, o Brasil trabalhava com a possibilidade de os EUA formalizarem, ainda neste ano, apoio para a entrada dos países na seguinte ordem: Argentina e Romênia em 2019, Brasil em maio de 2020 e Peru em dezembro, e a Bulgária, em maio de 2021.

A OCDE, segundo integrante do governo, chegou a enviar uma carta aos EUA confirmando a ordem, mas os americanos responderam aprovando apenas Argentina e Romênia.

A equipe de Bolsonaro ouviu de Washington que o problema não era com o Brasil e sim com uma expansão desenfreada de membros sem que a OCDE seja reformada – os EUA se preocupam com o fortalecimento da União Europeia na entidade.

A informação da carta dos EUA à OCDE chegou também ao STF (Supremo Tribunal Federal), por meio de diplomatas estrangeiros.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo