Prefeito Joaquim Neto, secretário de Educação e gestoras da SEDUC participam de encontro organizado pela Fundação Lemann

O prefeito Joaquim Neto, Jean Afonso, secretário municipal de Educação, e gestoras da SEDUC participaram, no final de semana, do encontro Redes Que Transformam, organizado pela Fundação Lemann.

O encontro aconteceu na cidade de Embu das Artes, situada na região metropolitana da capital paulista. 

Em contato com o editor do site Alagoinhas Hoje na manhã de ontem (28), o prefeito Joaquim Neto falou sobre a importância da parceria entre Prefeitura de Alagoinhas e Fundação Lemann e a perspectiva de melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

Quatro municípios baianos participam do trabalho coordenado pela fundação: Alagoinhas, Camaçari, Mata de São João e Vitória da Conquista. Eunápolis, a quinta cidade baiana, foi retirada por descumprir as metas acordadas entre os parceiros. 

No final da tarde deste domingo (29), após dois dias de debates, o prefeito Joaquim Neto avaliou positivamente os resultados do encontro e reforçou sua convicção sobre o avanço do IDEB de Alagoinhas. “A Prova Brasil, que compõe a formação do IDEB, será realizada dentro de 40 dias e nossa expectativa, a partir do trabalho coordenado pela equipe da SEDUC, é melhorar qualitativamente a educação municipal”, salientou o prefeito. 

Abaixo, texto enviado com exclusividade ao site Alagoinhas Hoje pela equipe da Secretaria Municipal de Educação que participou do encontro em Embu das Artes.  

“O Encontro Redes que Transformam Educação 2019 celebra e conecta quatro programas apoiados pela Fundação Lemman: Conectando Saberes, Formar, PARC e Educar pra Valer.

Alagoinhas foi selecionada em 2018 para participar do Programa Educar pra Valer. Apenas cinco municípios foram contemplados dos 50 que se inscreveram.

Os critérios levados em consideração foram: compromisso do prefeito com a educação, análise de investimento na educação municipal, competência e responsabilidade do grupo gestor da SEDUC.

Alagoinhas, a partir de 2017, vem dando um salto qualitativo em sua educação. Ações foram implementadas e metas traçadas para transformar a educação do município.

Estas ações contemplaram a SEDUC, diretores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e, principalmente, os estudantes.

Formação continuada, aplicação de diagnóstico de aprendizagem para os estudantes, acompanhamento escolar e intensificação do diálogo entre a SEDUC e unidades escolares demonstram o processo de mudanças significativas na educação do município.

Importante frisar que em 2017 o IDEB dos anos iniciais foi 4,2, comparado com 3,9 de 2015.

O trabalho realizado em 2018 e as ações colocadas em prática no decorrer de 2019, com apoio dos programas, ações da equipe técnica, professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares demonstraram uma perspectiva real de avanços educacionais.

A presença neste evento do prefeito, secretário de Educação, subsecretária, diretora pedagógica e a coordenadora do Programa Educar pra Valer fortalece nosso compromisso com a sociedade alagoinhense e a educação do município”. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo