Prefeitura realiza abertura das Olimpíadas Intercolegiais 2019

Com foco no incentivo às práticas esportivas, a Prefeitura realizou, na manhã desta terça-feira (17), a abertura oficial de mais uma edição das Olimpíadas Intercolegiais de Alagoinhas (OLICAL). Resgatando um dos mais tradicionais eventos esportivos do município e fomentando as diversas modalidades de esporte entre jovens, a Administração Municipal busca, na mescla entre lazer, educação e prática esportiva, favorecer a socialização, dar suporte, oportunizar encontros, integrar, através do esporte, e contribuir para o aprendizado.

Pela 1ª vez, a abertura oficial do evento foi realizada no Estádio Municipal Antônio Carneiro, o Carneirão, que sedia, este ano, disputas de atletismo – uma novidade, já que a modalidade foi inserida este ano na grade de competições.

Foto: Roberto Fonseca

“A OLICAL foi abraçada pelo governo Joaquim Neto. Professora Iraci, secretária e vice-prefeita, faz questão da realização do evento. É inclusão social, é cultural, envolve todo o eixo de amizade entre colégios públicos e particulares, independente da rivalidade entre os jogos, gera envolvimento dos estudantes. E ainda tem a pista de atletismo, inaugurada este ano pela gestão municipal e usada para atividades físicas durante a semana, que agora está sendo utilizada também para o fim a que se destina”, pontuou George Carmo, diretor de Esportes do município.
Este ano, alunos de 12 escolas participam de disputas nas modalidades de atletismo, futsal, handebol, voleibol, basquetebol e baleado, que serão realizadas também no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães.

Foto: Roberto Fonseca

Para o prefeito Joaquim Neto, que participou da solenidade de abertura e anunciou o início da OLICAL 2019, mais que fomentar atividades de lazer entre crianças e adolescentes, incentivar realizações como esta significa entender o potencial transformador do esporte.

Foto: Roberto Fonseca

“Eu sempre acreditei que o rumo da saúde, do esporte, tira a meninada das drogas, dos vícios, ensina sobre disciplina, sobre objetivo, sobre saber ganhar e saber perder. O esporte transforma, no esporte você divide, compartilha, faz amigos, aprende. Eu participei da OLICAL como estudante. Joguei na OLICAL e, naquela época, fui campeão pelo Centro Integrado Luiz Navarro de Brito. E hoje, na condição de prefeito, fico muito feliz em ver que estamos avançando, não só no futsal, no voleibol, mas em outras modalidades esportivas”, afirmou o chefe do Executivo Municipal, que relembrou a época de menino, quando também participava das competições, e reafirmou o compromisso da gestão com o investimento no esporte.

A vice-prefeita e secretária municipal de cultura, esporte e turismo, Iraci Gama, destacou a importância de ter o estádio aberto não só aos tradicionais jogos de futebol, mas também a outras iniciativas que beneficiam diretamente a comunidade e democratizam o acesso ao equipamento público reformado e entregue à população. “Essa garotada aqui dentro do estádio, completamente requalificado para atender a nossa comunidade, é motivo de muita felicidade. Com a pista, as arquibancadas, o gramado e a iluminação, o que a gestão quis foi justamente entregar o estádio como espaço de compartilhamento, de atividade para pessoas de todas as faixas etárias. Quem vai usar a pista de atletismo pela 1ª vez estará dando o pontapé inicial para uso contínuo do nosso espaço, depois de anos dessa pista abandonada. Participem com fervor, com entusiasmo”, disse ela aos estudantes, desejando boa sorte nas competições.

Foto: Roberto Fonseca

A abertura oficial contou também com a participação da FANCOR, a Fanfarra do Colégio Objetiva Ramili, e desfile das escolas, que apresentaram os brasões das instituições.

As competições seguem até o dia 22 de setembro, quando serão entregues troféus e medalhas aos campeões por modalidade.

 

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Confira as grades dos jogos:

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo