Salvador terá 1 milhão de carros nas ruas em 2016

Em 2016, Salvador atingirá a marca de um milhão de veículos. Essa é a estimativa levando em conta a média de crescimento da frota na capital baiana nos últimos anos. Em maio, Salvador já contabilizava mais de 876 mil automóveis, entre carros de passeio, motocicletas, caminhões e ônibus.

Só em 2014, entre janeiro e maio, o estado ganhou cerca de 92 mil veículos, tomando como base o número de itens licenciados no período. Entre os municípios, as ruas da capital receberam quase 12 mil novos automóveis, mas também houve grandes incrementos das frotas de Feira de Santana (7.225), Vitória da Conquista (4.486), Guananbi (4.141), e Camaçari (4.117).

O crescimento do poder aquisitivo da classe C, o aumento do crédito e a redução do Imposto sobre o Produto Industrializado (IPI) são alguns fatores apontados por especialistas para o inchaço de veículos nos asfaltos, realidade que atinge a todo o país.

A expectativa é que o comércio no setor continue em alta até o final do ano, devido a estabilidade da cota do IPI até dezembro, conforme anunciado pelo Ministro da Fazenda,  Guido Mantega. No entanto, a desproporcionalidade entre a comercialização de veículos e os investimentos em infraestrutura de tráfego e em transporte público de qualidade, no caso de Salvador, é o que mais preocupa especialistas e a população em geral.

“Nunca se comprou tanto carro e a cidade não está preparada para receber estes veículos”, afirma o coordenador do Detran, major PM Gervásio Luidi. Segundo ele, o crescimento rápido da frota, mais notável nos últimos anos, foi uma surpresa para todos os setores, não apenas para aqueles ligados ao trânsito.

“Já temos a sétima maior frota do país. No Detran, o serviço criado há pouco tempo para atender 600 pessoas por dia hoje atende a 1500, chegando a 1900 atendimentos em junho deste ano. Só as vistorias realizadas no pátio do órgão engarrafa a região da rodoviária e às vezes chega até a Paralela. Tudo isso resultado da venda desenfreada de veículos”, conta o major Luidi.

Com a experiência do dia a dia no setor, o gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Nery diz que apenas a criação de novas vias não irá resolver o problema. “É claro que investir em infraestrutura é importante, mas aumentar o número de vias não é a solução. Nenhuma cidade do Brasil consegue manter equilibrada a relação entre a aquisição de novos carros e a construção de novas vias, porque de uma maneira ou de outra, as ruas sempre acabam saturadas”, explica.

Segundo ele, os maiores investimentos devem ser direcionados a melhorias no transporte público. “As pessoas têm o pensamento equivocado de que adquirindo um veículo será mais fácil chegar ao trabalho, quando na verdade o inchaço das ruas só faz complicar ainda mais o trânsito”, continuou, lembrando que a prefeitura está em fase de licitação do transporte público de Salvador. Ele também acrescenta importância da criação de vias exclusivas para ônibus como alternativa saudável ao trânsito na cidade.

A opinião do gerente de Trânsito é ratificada pelo coordenador do Detran, que compara os hábitos soteropolitanos aos cultivados em outros países. “Nos países de primeiro mundo, veículos particulares só são utilizados para o lazer. Aqui nós nos habituamos a ir trabalhar de carro, também reflexo do transporte público”, opinou. 

Cidade ganhará complexo de viadutos

Da Garibaldi ao Iguatemi sem enfrentar uma sinaleira. Parece sonho? De acordo com o secretário Municipal de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, a ligação direta entre os dois bairros se tornará realidade em breve, resolvendo parte dos problemas de mobilidade urbana da cidade. A iniciativa será apenas uma parte do projeto de instalação de um complexo de três viadutos, que serão instalados na Lucaia, próximo ao Parque da Cidade e nas proximidades do Hiperposto.

“A ordem de serviço da obra sairá até o final do ano e a execução terá o prazo de 24 meses, mas é possível que parte da obra seja liberada antes deste prazo”, anunciou Mota, sem dar detalhes sobre o projeto. Ele acredita que as intervenções desafoguem o fluxo de veículos na região do Iguatemi, uma das mais movimentadas e problemáticas da cidade, tendo transtornos causados, em parte, pela grande quantidade de semáforos.

Outra ação municipal citada por Mota para aumentar a fluidez do tráfego na capital baiana é a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), fazendo a ligação Lipe/Lapa. Neste percurso, dois ônibus duplos, climatizados, prometem fazer o percurso em menos de 20 minutos. Ele afiança que os recursos para os projetos já estão garantidos.

Fonte: Tribuna da Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo