Pesquisadora faz palestra sobre neurociência educacional em Alagoinhas

Pioneira na área da neurociência educacional na América Latina, a educadora brasileira Anna Lúcia Campos faz palestra nesta terça-feira (28) em Alagoinhas.

O evento é uma realização do vereador Luciano Sérgio (PT), da Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

A sessão ordinária do legislativo foi cancelada e os vereadores devem participar da palestra, marcada para as 17 horas, no Hotel Áster. 

Em entrevista ao site Alagoinhas Hoje, Anna Lúcia Campos afirmou que a neurociência é um conjunto de ciências que estuda o funcionamento do cérebro. Da neurociência, ela migrou para a neurociência educacional há mais de três décadas e tem seu trabalho reconhecido na América Latina, Brasil, EUA e países da Europa. 

No ano passado, a pesquisadora recebeu prêmio nos EUA em reconhecimento ao trabalho de propagação da neurociência educacional. 

Consultora do Banco Mundial e da Organização dos Estados Americanos (OEA), Anna Lúcia Campos salienta que é muito importante para os professores aprenderem como o cérebro funciona, passando a conhecer as múltiplas formas de aprendizagem dos estudantes. “É preciso modificar a estrutura rígida das escolas”, pontuou. 

Para que o trabalho no dia a dia das escolas alcance os resultados desejados, de acordo com a pesquisadora, é necessário o envolvimento direto daqueles que dirigem as políticas educacionais. 

Ela reconhece que os desafios são enormes, mas, de outro lado, entende que é preciso ousar no sentido de romper com padrões educacionais estabelecidos.

Em Santa Catarina, a estudiosa já implementa programa com base na neurociência educacional. Anna Lúcia admite que tem expectativa que as linhas programáticas da neurociência educacional sejam colocadas em prática nas escolas públicas municipais de Alagoinhas, sustentadas na formação dos professores. “Ninguém pode dar o que não tem”, afirmou, fazendo referência a uma frase largamente usada no Peru, país onde reside atualmente, para registrar a necessidade de qualificação dos professores neste campo de estudo inovador. Ela mora há mais de 30 anos fora do Brasil. 

Anna Lúcia Campos é Mestre em Neurociências, Mestre em Psicobiologia e Neurociência Cognitiva. Estudos de doutorado em Ciências da Educação.

Diretora científica e consultora de Cerebrum Brasil, Membro do Conselho de Assessores da Sociedade Internacional Mente, Cérebro e Educação dos Estados Unidos, Diretora do Laboratório de Desenvolvimento Infantil, Laboratório de Neurociência Educacional, Consultora do Banco Mundial, Colaboradora e consultora da OEA (Organização dos Estados Americanos), Gestora e Diretora do Mestrado em Neurociência e Educação da Universidade Antonio Ruiz de Montoya. 

Transtornos

A educadora Eleonor Campos Beuttermmuller também participará do evento e falará sobre transtornos específicos da aprendizagem, tema relevante e aderente aos estudos da neurociência educacional. As duas pesquisadoras trabalham em conjunto e atuam em áreas similares. 

Ela é graduada em Pedagogia, com  especializações em Psicopedagogia Clínica e Escolar, Neuropsicologia Clínica e Institucional e em Neurociência Educacional, Country Manager e Diretora Acadêmica de CEREBRUM Brasil, dirigindo até o momento, a terceira turma de pós-graduação em Neuroeducação e Primeira Infância.

É Gerente Nacional e Diretora Acadêmica de ASEDH BRASIL – Associação Educativa para o Desenvolvimento Humano.

Especialista em transtorno da leitura. Professora em cursos de formação, pós-graduação e extensão nos temas abordados pela Psicopedagogia e Neuroeducação.

 

Foto 1: Anna Lúcia Campos (esq.), vereador Luciano Sergio (centro) e Eleonora Campos Beuttermmuller (dir.)

Foto 2: Anna Lúcia Campos (esq.) e Eleonora Campos Beuttermmuller (dir.)

 

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo