Alagoinhas no 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

Voltada ao compartilhamento de experiências exitosas, às discussões sobre a gestão e à garantia do atendimento em saúde como direito do cidadão, a secretária municipal Maria Rosania Rabelo, de Alagoinhas, participa, esta semana, do 7º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

Foto: Divulgação

O evento, que este ano tem como temática principal “Atenção Básica e Regionalização: Desafios e Perspectivas”, é realizado em Fortaleza (CE), de 29 de abril a 1° de maio, e a previsão é de que atraia cerca de 1500 participantes inscritos para debates, mesas redondas, palestras e painéis, com a presença de conferencistas do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e de profissionais que trabalham no cotidiano dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Abordando aspectos do controle social, da atenção básica, da gestão orçamentária e do mercado farmacêutico, além de discussões sobre tecnologias da informação, debates sobre políticas públicas e mostras das experiências exitosas na saúde, o evento é considerado uma referência nas discussões da área e é realizado, este ano, juntamente com o XVIII Congresso do Cosems/CE.

Durante os dias de conferência, os gestores podem tirar dúvidas em atendimentos individualizados com técnicos do Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação

Para a secretária de saúde Rosania Rabelo, a participação de Alagoinhas no evento permite a troca profissional, o compartilhamento de resultados, o aprendizado, nas instâncias da saúde pública, mas também coloca o município em consonância com o que de mais atual e urgente se discute na área.

“Para que possamos avançar, garantindo resultados efetivos à população, precisamos reconhecer que o acesso à saúde se dá majoritariamente por meio da rede básica e que é consolidando essa porta de entrada que poderemos buscar resultados positivos também na média e alta complexidades. Saúde não é economia. Precisamos pensar na otimização dos serviços e tenho certeza de que de Alagoinhas tem muito a contribuir para as discussões, assim como para absorver, de tudo o que está sendo discutido”, afirmou a secretária.

Foto: Divulgação

O encerramento do congresso está previsto para as 13h desta quarta-feira (1), no auditório master do Centro de Eventos do Ceará, quando serão realizadas a premiação de alguns trabalhos, uma assembleia geral e a finalização com a carta de Fortaleza.

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo