Show de Paulinho Boca de Cantor no Centro de Cultura de Alagoinhas

Paulinho Boca de Cantor  apresenta no Centro de Cultura de Alagoinhas no dia 11 de Julho, às 20 horas, o show “A História da Música na Bahia”. A entrada é franca. O evento integra o Programa de Dinamização dos Espaços Culturais do Estado da Bahia.

O show, idealizado e apresentado por Paulinho Boca de Cantor, mostra a origem, a mistura de raças, o pioneirismo da Bahia na música popular brasileira, o começo, os primeiros artistas baianos a conquistar o Brasil, os momentos e movimentos marcantes. Toda a trajetória da nossa produção musical, apresentada através de uma seleção de canções de sucesso, que contam a história da nossa música e nos faz entender a nossa própria história.

Esse Show é resultado de pesquisas e de um olhar do artista sobre nossa musicalidade e as canções apresentadas correspondem ao período de 1902, (a primeira música brasileira, baiana, gravada no Brasil, pela Casa Edson do Rio de Janeiro – o Lundu ISTO É BOM de Xisto Bahia) até os dias atuais, do trio elétrico, dos blocos afros e dos fenômenos de popularidade que surgem a todo instante na cena musical baiana.

PAULINHO BOCA DE CANTOR

Batuques, lundus, chulas, a origem do samba, os primeiros bambas baianos que fizeram sucesso no rádio, as belezas da Bahia na voz de Dorival Caymmi, a Bossa Nova de João Gilberto, a internacionalização da nossa música, o Samba da Bahia de Batatinha, Riachão e outros bambas, o Tropicalismo, o pós Tropicalismo, o trio elétrico, o rock baiano, o samba de roda (patrimônio da humanidade), o forró baiano, o axé music, os ritmos e a cultura dos blocos afros, os fenômenos de popularidade – o pagode, o arrocha- os movimentos que não param de surgir nos guetos, na periferia, e alcançam a mídia em todo país.

Um show para baianos entenderem a sua musicalidade, para que novos talentos se reconheçam e se apropriem da baianidade expressa na nossa música popular, preservando assim a nossa identidade cultural. e para que os turistas que nos visitam, interessados em conhecer nossas manifestações culturais, tenham uma ideia mais ampla da música produzida na Bahia e apreciem a sua rica diversidade .

O show foi apresentado na Sala Principal do Teatro Castro Alves, dentro do projeto Domingo no TCA, no dia 21 de julho 2013, e a TVE registrou a apresentação em áudio e vídeo, para produção de um programa especial de TV que será exibido pela emissora e suas afiliadas em toda Brasil e será produzido um DVD, para ser distribuído em escolas públicas de todo estado.

FICHA TÉCNICA

IDEALIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DIREÇÃO GERAL:

PAULINHO BOCA DE CANTOR

DIREÇÃO MUSICAL :

CARLINHOS MARQUES E PAULINHO BOCA DE CANTOR

MÚSICOS:

PAULINHO BOCA DE CANTORVOZ

CARLINHOS MARQUESVIOLÃO VOZ

AYRTON ZETERMANNBAIXO

KAKAU ARAÚJOGUITARRA

ROBINSON CUNHABATERIA

GEORGE SANTOSPERCUSSÃO

JOSÉ RAIMUNDO RIOSTECLADOS E EEFEITOS ESPECIAIS

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: SOLE PRODUÇÕES

ASSISTENTE DE PRODUÇÃOEFIGURINOS:VIRGÍNIA AMARAL

TÉCNICODESOM: RICHARD MEYER

ROADIE: JORGE LUIS MAGALHÃES (DAGUIA)

PRODUÇÃO : SOLE PRODUÇÕES

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo