Maternidade de Alagoinhas: deputado federal Paulo Azi poderá solicitar auditoria do Ministério da Saúde

Em contato com o editor do site Alagoinhas Hoje neste domingo (23), o deputado federal Paulo Azi afirmou que as denúncias veiculadas ontem (22) pela manhã no programa De Frente com Juscélio Carmo (93 FM) sobre as mortes de recém-nascidos na Maternidade de Alagoinhas são gravíssimas e o relato da mãe que perdeu seu bebê é chocante.

Segundo o deputado, a morte de mais um recém-nascido, possivelmente por imperícia dos profissionais, revelaria em tons dramáticos o caos que se instalou na Maternidade de Alagoinhas. “Que segurança tem uma grávida ao entrar na casa de parto sobre a correção dos procedimentos para dar à luz?”, questionou. 

Ele acrescentou que as denúncias, em razão do teor e gravidade, exigem um posicionamento da Prefeitura de Alagoinhas no campo da gestão e não apenas em Nota de Esclarecimento. “Enquanto elaboravam o texto para desmentir as denúncias, certamente algumas parturientes viviam momentos de agonia na Maternidade”, registrou o deputado federal. 

Para Azi, a Nota de Esclarecimento publicada no final da manhã de hoje (23) pelas secretarias de Saúde e de Comunicação visando desacreditar as denúncias esconde uma verdade inquestionável: a Maternidade de Alagoinhas enfrenta grave crise de gestão, com riscos diários para as pacientes, e a administração municipal demonstra total incompetência para resolver os problemas no sentido de evitar mais mortes de recém-nascidos. “Além disso, a Nota de Esclarecimento não responde de maneira objetiva o que realmente aconteceu no parto e nem explica as razões da morte do bebê”, disse. 

Auditoria 

A situação é considerada tão grave que o deputado federal Paulo Azi poderá solicitar auditoria do Ministério da Saúde na Maternidade de Alagoinhas. “Não é possível contemporizar com o quadro atual da unidade de saúde e nem aceitar os argumentos da administração municipal, como se as mortes de recém-nascidos devessem ser avaliadas como fatos normais”, salientou o parlamentar.

 

Foto: Alagoinhas Hoje 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo