SECET entrega quimonos para alunos do projeto social “Campeões do Futuro”

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) entregou, na última sexta-feira (14), 23 novos kimonos a alunos do projeto social “Campeões do Futuro”, idealizado pelo professor Ivan Júnior, da Dragões Karatê Clube, e realizado desde o primeiro semestre deste ano na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

Atendendo a alunos de 4 a 17 anos de idade, o projeto social conta com o apoio de jovens caratecas que participam tradicionalmente de competições internacionais, como os irmãos Tiago Freitas e Arthur Freitas, que se juntam ao professor como monitores nas aulas oferecidas semanalmente.

“O projeto foi iniciado na comunidade quilombola do Cangula, em 2013. O objetivo principal era melhorar a evasão escolar, retirar os jovens da criminalidade e promover a inclusão social por meio do esporte. Os resultados foram efetivos, porque os meninos que entraram pequenos começaram a ensinar os novos e o projeto anda atualmente com as próprias pernas na comunidade. Então comecei o trabalho, em 2018, na praça do CEU, para iniciantes. Tiago e Arthur são monitores e participam comigo da iniciativa, compartilhando conhecimento e ensinando movimentos aos atletas que estão começando”, explicou Ivan Júnior.

Segundo o professor, o desempenho de caratecas que iniciaram as atividades com o projeto social tem sido excelente, com atletas que têm conseguido alcançar um alto nível competitivo.

Foi com foco em incentivar essas iniciativas e de trazer visibilidade à prática esportiva enquanto ferramenta de transformação social que a Prefeitura, através da SECET e em parceria com a Associação Comunitária Novo Horizonte, de Santa Terezinha, entregou, às crianças do projeto, 23 kimonos personalizados.

“Foi uma solicitação feita ao prefeito Joaquim Neto, no primeiro semestre deste ano, e estamos muito felizes em ver que o pleito foi atendido. É importante para os atletas, que estarão devidamente uniformizados, e poderão treinar com o vestuário adequado. A comunidade está muito satisfeita e feliz”, pontuou o presidente da Associação Comunitária do bairro, Fábio Moraes.

O prefeito Joaquim Neto ressaltou que o esporte transforma vidas e que é prioridade da Administração Pública Municipal incentivar todas as modalidades desenvolvidas no âmbito municipal. O gestou enfatizou que se orgulha de projetos que se fundamentem na busca pela democratização do esporte e na promoção do desenvolvimento com inclusão social.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo informou que a previsão é de que novos kimonos cheguem entre dezembro e janeiro para contemplar todos os atletas participantes.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo