Mais de 890 alunos do Colégio Municipal de Alagoinhas realizam “Feira do Conhecimento”

Com foco na interdisciplinaridade e na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) realizaram, na manhã desta quinta-feira (25), a 1ª Feira de Conhecimentos da escola.

Envolvendo as turmas do matutino, do vespertino e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Colégio preparou uma estrutura com estandes de alunos, que apresentaram à comunidade escolar, aos pais, professores e visitantes de outras escolas da rede, um painel de temáticas variadas – todas elas voltadas à aplicação da teoria no cotidiano das pessoas.

Com a pergunta inicial “onde está a ciência no seu dia a dia?”, os estudantes trouxeram, ao público da Feira, discussões sobre poluição, preservação ambiental, aquecimento global e hábitos saudáveis. A abertura do evento contou ainda com apresentações de dança e o secretário municipal de educação, que participou da iniciativa, destacou a importância da integração entre os alunos e comentou sobre os benefícios dessas experiências para o ensino.

“Eu brinquei na abertura dizendo que, em pouco menos de 15 minutos, passei por 4 bancadas do 6º ano A e pude aprender sobre sustentabilidade, localização geográfica, sobre as diferenças do clima e a importância da reciclagem. São conteúdos que eles aprendem em sala de aula, mas, no momento em que são desafiados a criar uma estrutura, em grupo, de uma apresentação, tudo muda e ganha outra conotação, engajada, produtiva. É um evento muito bonito e essa possibilidade que a equipe de professores, coordenadores pedagógicos e técnicos estão proporcionando com a realização da Feira com certeza transforma a vida desses estudantes”, afirmou Tácio Lobo.

No total, 893 alunos participaram da Feira, que começou às 8h e se estendeu até o final da tarde.

Segundo a diretora do CMA, Edilene Bahia, a proposta partiu de uma necessidade de unir teoria e prática no processo de aprendizagem. “Entendendo que o aprendizado só ocorre efetivamente quando o aluno coloca o que aprendeu em prática, percebemos que essa iniciativa poderia trazer resultados efetivos para o processo de aprendizagem. O colégio todo está envolvido”, ressaltou.

Para a aluna do 8º ano, Thaissa Santos, que participou da Feira com a produção de um documentário organizado pelos alunos, a realização beneficia não apenas a estudantes, mas ao público que visita o espaço. “Eu acho que é importante porque leva conhecimento não apenas para os alunos, mas para as pessoas que visitam a Feira. Elas passam a entender que a ciência está no nosso dia a dia, em pequenas coisas que, muitas vezes, a gente não percebe. O projeto do documentário, que o nosso grupo fez, serve para relembrar a história do Colégio e para mostrar que, a cada dia, a Educação está em evolução”, pontuou.

A previsão, segundo a diretoria da escola, é de que, a partir do próximo ano, a Feira de Conhecimento seja aberta à comunidade em geral.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo