BATE PRONTO 139

A história de um município pode ser registrada em suas variadas fases, mais e menos importantes, a depender do olhar para os acontecimentos. Em Alagoinhas, há 21 anos, a inauguração da fábrica do grupo Schincariol se transformou em marco importante na reversão de expectativas e na inserção do município no seleto conjunto de sedes de grandes corporações industriais. Um dia para ser comemorado. 

Schincariol I

Há 21 anos, no dia 26 de novembro de 1997, era inaugurada a fábrica grupo Schincariol, a segunda unidade da companhia, cuja trajetória começou em Itu, interior de São Paulo, em 1949, com a produção de Itubaína. José Nelson Schincariol, idealizador do projeto, é pouco lembrado em Alagoinhas como o empresário que deu o pontapé inicial no fortalecimento industrial de Alagoinhas.

Schincariol II

Em abril de 1996, no Paço Municipal (foto acima), José Nelson Schincariol, apresentou o projeto de construção da fábrica ao prefeito Murilo Cavalcanti, secretários municipais e a dois representantes da imprensa local: Edney Santiago e o editor desta coluna. O empresário estava acompanhado de diretores da empresa. Barretinho Góes, que na época era proprietário de uma gráfica em Alagoinhas, também participou do encontro com José Nelson Schincariol.

Schincariol III

Após a visita ao gabinete do prefeito, agenda previa a ida até o local de construção da fábrica, em terreno que pertenceu ao empresário Antônio Pena, comprado pelo governo do estado e repassado ao grupo Schincariol como parte da estratégia de atração da empresa e garantia de sua instalação em Alagoinhas. Desci a escada do gabinete da Prefeitura de Alagoinhas com José Nelson Schincariol. No estacionamento, apenas ele e eu, o empresário afirmou: “O brasileiro bebe muita cerveja. Tenho muito espaço para crescer”. Sua estratégia de expansão do grupo revelou-se correta e a Schincariol se transformou em uma marca nacional. Em 2003, enquanto aguardava que o portão de sua garagem abrisse, José Nelson Schincariol foi assassinado.

Schincariol IV

Inegavelmente, os atributos de Alagoinhas – água de qualidade, localização estratégica, rodovia federal cortando a cidade – contribuíram para a sua escolha como sede da fábrica do grupo Schincariol. Nestes 21 anos, a companhia ganhou muito dinheiro por estar situada em Alagoinhas. O fato, no entanto, não pode diminuir a importância de José Nelson Schincariol e de seu empreendimento para que a Alagoinhas deixasse de ser “a cidade do já teve” e retomasse sua importância na economia estadual.

Schincariol V

Para facilitar seu deslocamento de São Paulo para Alagoinhas, José Nelson Schincariol construiu uma grande pista de pouso no terreno da unidade fabril. Ele usava a pista constantemente. Com o tempo, políticos descobriram a facilidade de pouso de aviões em Alagoinhas. Durante muitos anos, sem nenhum custo, a pista foi utilizada. A Heineken, atual proprietária da fábrica, vai fechar a pista para impedir o uso, principalmente, pelos políticos.

PT

O ex-vereador Radiovaldo Costa (PT), que após as eleições de 2016 e 2018 se transformou em importante liderança política de Alagoinhas, é o mais forte candidato da sigla na disputa pela prefeitura em 2020. Problemas à frente: mal visto por parte dos militantes, terá que convencer o vereador Luciano Sérgio e o deputado estadual Joseildo Ramos sobre a conveniência de sua candidatura. Tarefa hercúlea.

Chapa

Nos bastidores da política muitos comentários sobre uma possível chapa encabeçada por Radiovaldo Costa tendo o vereador Ozeas Menezes como vice. Uma certa lógica paira sobre as especulações: o PT conseguiria atrair parte dos votos dos evangélicos, algo não muito comum, e teria o apoio do deputado estadual Pastos Isidório, o mais votado da Bahia para a Câmara dos Deputados. Depois do governador Rui Costa, Isidório é um dos mais importantes cabos eleitorais da Bahia.

Cargos

Expectativa quanto aos critérios para ocupação dos cargos estaduais em Alagoinhas a partir de 2019. Se mantida a regra anterior, os indicados pelo deputado estadual Joseildo Ramos poderão não continuar à frente dos órgãos que dirigem atualmente. O deputado estadual Alex Lima (PSB) emergiu das urnas como nome forte na definição dos cargos em Alagoinhas e microrregião. As tratativas do governador passarão pelo deputado estadual reeleito.

SECOM

O prefeito Joaquim Neto fará algumas mudanças na Secretaria de Comunicação. É aguardada a chegada de profissional da área para “tocar” o dia a dia da pasta e supervisionar a produção de conteúdo jornalístico.

Ex-vereadores  

Os ex-vereadores Gilson Guimarães e Djalma Santos são tidos como nomes fortes na disputa eleitoral de 2020. Apesar de não lograrem êxito na campanha de 2016 continuam trabalhando e mantendo contatos com velhos e novos eleitores. Ambos tiveram mais de 1.000 votos. Para Gilson, faltaram menos de 20 votos, que se obtidos, garantiriam sua continuidade no legislativo.

Vereador

Maior “fazedor” de vereadores em Alagoinhas, Jessé Bico de Pena, presidente do PTC, pretende disputar a eleição de 2020. Quer ser vereador. Ele diz que está cansado das ingratidões daqueles que ajudou a eleger. 

Alagoinhas Hoje

O site Alagoinhas Hoje completa nesta segunda-feira (26) seis anos de atividades. Em 72 meses, milhares de matérias foram publicadas. Sedimentado como o mais importante site de política da cidade, o Alagoinhas Hoje mantém sua linha editorial independente, apesar das pressões diárias daqueles que gostam apenas da imprensa chapa branca.

Paulo Azi I

Reeleito, o deputado federal Paulo Azi (DEM), segundo informações de bastidores, terá amplo espaço para se movimentar nos principais ministérios do governo de Jair Bolsonaro. Importantes ministros foram colegas de bancada de Azi. Ele mantém proximidade com o presidente e já esteve, após o segundo turno, com o futuro chefe do Executivo em diversas oportunidades.

Paulo Azi II

No geral, prefeitos gostam de deputados federais fortes e em condições de atuar visando garantir verbas para seus municípios. Por isso, Azi tem sido procurado por prefeitos “que não votaram com ele”. A fila de prefeitos no gabinete do deputado federal tem sido constante.

Paulo Azi III

O vereador Luciano Almeida (DEM), em conversa telefônica, garantiu ontem (25) que o deputado federal Paulo Azi (DEM) continuará direcionando emendas para Alagoinhas. A expectativa é que o parlamentar assegure recursos para investimentos no município em 2019.

Joaquim Neto I

A intenção do prefeito Joaquim Neto (ainda no DEM), segundo o próprio, é fazer um governo com mais resultados visíveis para a sociedade alagoinhense no último biênio à frente do comando da máquina pública. Segundo ele, obras importantes, a exemplo da implantação de saneamento básico e de contenção de alagamentos em diversas áreas, serão concluídas. Para o prefeito, a população perceberá os benefícios e as ações positivas da administração municipal.

Joaquim Neto II

Sempre otimista, o prefeito acredita que chegará no início de 2020 em condições favoráveis para disputar a reeleição. Ao contrário de todas as previsões, aposta no sucesso do trabalho político para recompor o governo e construir as bases sobre as quais se assentarão suas pretensões de continuar na Prefeitura de Alagoinhas no quadriênio 2021-2024. A conferir. 

Joaquim Neto III

Na inauguração da ampliação da fábrica da Itaipava, na última sexta-feira (23), o prefeito Joaquim Neto manteve longa conversa com o governador Rui Costa. Aparentemente, o mandatário estadual estava com tempo e permaneceu nas instalações da fábrica além do tempo que seria considerado normal para a agenda sempre cheia.

Rabecão

Vereadores presentes, dentre os quais o presidente Roberto Torres e Luciano Almeida, conversaram com o governador sobre a inexistência de rabecão em Alagoinhas. O governador ficou de tomar providência.

Aniversário

O radialista e jornalista Belmiro Deusdete, decano da imprensa de Alagoinhas e referência para as novas gerações, faz aniversário nesta segunda-feira (26). São quase 60 anos atuando nas mídias impressa e radiofônica sem qualquer deslize que tenha comprometido sua credibilidade. Credibilidade é o principal ativo de quem atua na imprensa. Sem ela, as palavras – escritas e faladas – não valem nada.

Audiência

Com audiência crescente, o programa DE FRENTE COM JUSCÉLIO CARMO ganhou mais uma hora e a partir do último sábado (24) começou às 7 horas. Aposta acertada da direção da 93 FM. Há muito tempo Alagoinhas carecia de programa jornalístico aos sábados.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo