Alagoinhas leva o 1º lugar no Campeonato Estadual de Karatê Interestilos 2018

Alagoinhas recebeu, no sábado (04) e no domingo(05),  karatecas de 33 municípios para competir no 11º  Campeonato Baiano de Karatê Interestilos 2018. Organizado pela Federação de Karatê da Bahia (FKBA) e pela academia Dragões Karatê Clube, o evento, que  aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes, reuniu 300 atletas e contou com o apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).

Destaque no estado pelo celeiro de atletas desta modalidade, que têm conquistado medalhas em diversas competições nacionais e  internacionais, é a segunda vez que Alagoinhas foi escolhida para sediar o campeonato, ganhando a disputa este ano, com Ilhéus, Eunápolis e Salvador.

O presidente da FKBA, Emerson Brito, elogiou a estrutura da cidade e as iniciativas da gestão municipal voltadas para a massificação do Esporte em todas as modalidades. “O prefeito e a secretária Iraci Gama demonstraram grande interesse quando apresentamos o projeto. Isso, somado à pujança da cidade, tanto em estrutura quanto na oferta de serviços, e à credibilidade da Academia Dragões, foi definitivo para escolha da sede este ano, e certamente é o segundo de muitos outros que serão realizados aqui”, afirmou Emerson Brito.

Avaliado como sucesso pela organização e pelos participantes, durante as atividades do evento, os atletas de 19 categorias e com idades entre 4 e 70 anos, interagiram e trocaram experiências. Renato Luís Araújo, 39 anos e Renata Araújo, 12 anos, de Feira de Santana, são pai e filha, e mais uma vez, participaram juntos de uma competição. Renato, que é faixa roxa, contou que desde 2003 pratica o Esporte, e que quando os filhos se interessaram, voltou à academia depois de um a parada de quatro anos, e que não pretende parar. Já Renata, treinando há 3 anos, também é faixa roxa e já participa pela terceira vez de um campeonato estadual. ”Mesmo que a gente não ganhe medalha, estar na competição é muito importante para que a gente possa mostrar o resultado dos treinos, e continuar praticando, porque acima de tudo, o Esporte nos ensina como ter disciplina e cuidar da saúde“, disse Renata.

 Premiação

Participamos do campeonato com 47 atletas nas provas individuais e com 12 grupos nas provas por equipes. 45 foram medalhistas no individual e 11 equipes subiram ao pódio, levando o município ao 1º lugar na classificação geral, seguido de Salvador, Eunápolis e Feira de Santana.

Entre os atletas masculinos, se destacaram os irmãos Tiago e Arthur Freitas do Carmo de 10 e 12 anos, respectivamente. Os garotos, que já são medalhistas nos campeonatos de Karatê Brasileiro, Norte-Nordeste, Sulamericano, Panamericano e Mundial, este último realizado em junho deste ano, na Escócia, subiram ao pódio mais uma vez neste domingo. Artur levou o ouro no Kumite, prata no kata e ouro no kata por equipe, e Tiago foi ouro no kata, prata no Kumite e ouro no kata por equipe.

No feminino, os destaques foram para Bruna Bonfim, de 19 anos e Isadora Almeida, de 17, também alunas da Dragões. As meninas receberam uma homenagem na cerimônia de abertura no domingo, pela contribuição e incentivo ao esporte no município. Apesar de muito jovens, as faixas-pretas já participaram de diversas competições estaduais e nacionais, têm formação em arbitragem e também já atuam como professoras.

O presidente da Academia Dragões, Ivan Júnior, que também é Diretor de Arbitragem da Federação Baiana de Karatê, ratificou a importância do investimento do poder público para os resultados contabilizados no evento. “Alagoinhas já se configura como um importante pólo de Karatê, com um número expressivo de praticantes, e a qualidade do nosso time, junto com o apoio da prefeitura, foram fundamentais para termos realizado o evento aqui”, afirma. “Estou muito satisfeito porque isso nos deu destaque, prestígio e está servindo de alavanca para nos candidatarmos a eventos de maior porte, a exemplo do Zonal Norte Nordeste, em 2020”, comemora.

A secretária de Cultura , Esporte e Turismo, Iraci Gama,  acredita que Alagoinhas como um grande celeiro de atletas, tem um grande potencial para o turismo esportivo. “Estou muito feliz com o caminho que Alagoinhas vem tomando em relação ao Esporte. Muitos grupos de atletismo e ciclismo vêm se formando, e neste final de semana, estamos vendo mais uma modalidade sendo difundida na nossa cidade. O fomento ao Esporte proporciona diversos eventos que atraem praticantes de todo o país, contribuindo para o desenvolvimento do nosso comércio, do setor hoteleiro”, afirmou.
Para o prefeito Joaquim Neto, a realização do campeonato em Alagoinhas significa o fortalecimento da modalidade e do esporte como um todo. “Não apenas estamos apoiando e fortalecendo uma modalidade esportiva, como também mostrando o empenho da prefeitura com o esporte em geral, incentivando atletas de outras modalidades para a realização de eventos importantes como esse”, destacou.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo