Alagoinhas terá encontro sobre quilombolas

Quarta-feira, dia 14, representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) se reúnem com gestores públicos de vários municípios que fazem parte do Território Litoral Norte/ Agreste Baiano, no qual está a cidade de Alagoinhas, para discutirem questões relacionadas às comunidades quilombolas da região. O encontro será às 14h, no Salão Verde da Prefeitura.

Nesta segunda-feira, 12, George Pedreira (Sepromi) e Damásio Anunciação (Sedur) estiveram visitando o chefe de Gabinete Sidney Costa para acertar os detalhes do encontro. George informou que a Sepromi coordena a política estadual para os remanescentes de quilombos, através do decreto de 2009 que instituiu um grupo intersetorial composto por 11 secretarias e quatro órgãos de Estado, tendo como finalidade tratar as demandas das comunidades do estado da Bahia.

“Há o Plano de Desenvolvimento Socioambiental e Sustentável que conta com 11 projetos em 54 comunidades, realizados após as visitas técnicas que servem para reconhecer as principais demandas destas comunidades”, afirmou George. Outros técnicos virão ao território para visitar, até sábado (17), 10 municípios que possuem localidades quilombolas.
De acordo com George Pedreira, no Território Litoral Norte/ Agreste Baiano os principais conflitos são com fazendeiros, relacionamento com as indústrias que plantam eucaliptos, falta de escoamento da produção, diálogo direto com entes públicos e as questões de infraestrutura (saneamento básico, educação, saúde, habitação).

“Esse encontro com os gestores municipais é importante, porque são eles que estão mais próximos destas comunidades”, afirmou o especialista.
Damásio Anunciação informou que está sendo realizada uma força tarefa entre o INCRA – terra pública da União – e a Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário (CDA) para que as comunidades tenham seus títulos e passem a receber as políticas públicas.

Fonte: SECOM  Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo