Prefeitura e Ozeas Menezes levam Feira de Saúde e projeto social à comunidade da Baixa da Santinha

O domingo começou agitado na comunidade de Baixa da Santinha. Isso porque, desde às 8h, profissionais da prefeitura se juntavam aos voluntários do projeto “Uma Nova História”, idealizado pelo vereador Ozeas Menezes, para dar início à Feira de Saúde que proporciona, às comunidades carentes, acesso a atendimento médico de qualidade.

De acordo com o vereador, a iniciativa surgiu em 2014 e, desde então, o grupo tem buscado parceiros da esfera pública e privada para aumentar o número de beneficiados. “É um projeto itinerante. Em 2014, Deus trouxe ao meu coração para ir aos lugares mais carentes da cidade, levando tratamento físico e espiritual. Começou com atendimento de profissionais voluntários: oftalmologista, dentista, clínico geral, jurídico, enfermeiro. Hoje temos vários parceiros e tem também o apoio das secretarias, como a SESAU, a SEDUC, a Ouvidoria e a SEMAS, unindo forças para agregar e atingir um número maior de pessoas”, explicou Ozeas Menezes.

O projeto de cunho social que teve início há cerca de 4 anos e que atendia, na época, a uma média de 50 pessoas por realização, se desenvolveu. Muita coisa mudou até que os voluntários pudessem computar um número representativo de até 450 atendimentos em uma ação, mas algumas estruturas fundamentais continuaram unidas para viabilizar o crescimento dessa nova história construída.

É que em 2014, ainda distante das eleições e atuando como médico na cidade, Joaquim Neto abraçou o projeto de Ozeas Menezes e se tornou profissional voluntário no atendimento às comunidades. Em 2018, como prefeito da cidade, a postura não poderia ser diferente. “Comecei a participar do projeto itinerante de Ozeas lá no início, quando eu ainda não estava na prefeitura. Agora, não poderia ser de outra forma. Eu venho participando desde aquela época e acompanho de perto essa busca por construir ´uma nova história´ junto aos bairros da nossa cidade. Desta vez, viemos à Baixa da Santinha e estou vendo de perto as necessidades do povo daqui. Então é uma ação que vem pra somar, para agregar, mas é uma ação que não vai ser isolada. Voltaremos e vamos trabalhar para dar melhores condições e atendimentos às pessoas aqui da região”, pontuou.

Para Ozeas Menezes, o apoio do poder público é fundamental. “O suporte que a prefeitura vem dando, juntamente com nosso prefeito, que se sensibilizou e faz parte do projeto antes mesmo de assumir a prefeitura, porque sabe a necessidade realmente das pessoas, é que tem feito o projeto crescer”, comentou.

Além da Baixa da Santinha, o “Uma Nova História” já passou por Camboatá, Nova Esperança, pelo Tombador, pelo bairro Miguel Velho e pela comunidade de São Félix, entre outras localidades durante esses 4 anos. A cada ação, os voluntários promovem 2 momentos: a realização da feira de saúde e a parte espiritual, com louvores, pregações e doações de roupas, calçados e cestas básicas.

Na Baixa da Santinha, a Feira de Saúde foi realizada das 8h às 12h e a parte espiritual seguiu das 15h às 18h. De acordo com a subsecretária da pasta de saúde do município, Tessa Sagot, para os atendimentos no período matutino, a SESAU disponibilizou a unidade móvel de saúde e contribuiu com atendimento médico, odontológico e cadastro do SUS para aqueles que ainda não tinham acesso ao programa. “É um projeto que traz um acesso em um dia que as pessoas têm disponível, então, se é para servir à população e à comunidade, a SESAU está aqui junto com eles”, enfatizou.

Carlos Alberto da Silva Souza, morador da região há 35 anos, ressaltou a importância desse tipo de atendimento à comunidade e avaliou positivamente a iniciativa. “A gente precisa muito, para a gente não ter que ficar se deslocando para outro bairro. Hoje está maravilhoso. Deus ajude que seja sempre assim, trazendo algo para nosso bairro, que precisa muito”, desabafou.

O morador destacou a necessidade de atendimento médico especializado na localidade, para atender demandas da região, e o depoimento fez coro ao pedido da também moradora Maria Damiana, que levou o neto para uma consulta com o clínico geral e afirmou “era bom que tivesse isso todos os dias”.

Edinete Lourenço, que também mora na Baixa da Santinha e participou da ação, classificou o projeto como “maravilhoso”. “Está ótimo. Fiquei sabendo por causa do carro de som que passou anunciando e estou achando maravilhoso”, disse ela.

O projeto “Uma Nova História” acontece a cada dois meses em uma localidade diferente de Alagoinhas e deve contemplar, em setembro, uma nova região da cidade. O prefeito Joaquim Neto informou que as secretarias municipais estão preparadas para continuar dando apoio à iniciativa. Ainda segundo o prefeito, a comunidade de Baixa da Santinha pode esperar novos encaminhamentos positivos no que tange aos atendimentos de saúde à população.

Excepcionalmente neste domingo, a ação contou com a participação de alunos do projeto “Tambores Abençoados” e com o sorteio de 5 cursos de informática da Concreta Educação e Profissões para os envolvidos na iniciativa.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo