Secretaria Estadual de Educação fará pagamento direto de funcionários terceirizados

A Secretaria de Educação (SEC) fará o pagamento direto na conta bancária de 752 funcionários terceirizados que estão com salários atrasados pela prestadora de serviço Líder, que terá o contrato rescindido e os funcionários alocados para outra empresa. Além dela, outras três apresentaram pendências que impediram que a Secretaria efetuasse o pagamento: Delta, Monkal e Basitec.

A SEC foi autorizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) a realizar o pagamento para a Delta, que tem 3.931 contratados, mediante a assinatura de um termo de compromisso que estabeleça novos prazos para apresentação da documentação. “Além do termo de compromisso com novos prazos, estamos tomando as medidas necessárias para a rescisão contratual e contratação de uma nova empresa. Os pagamentos já foram autorizados, devem ser feitos nesta sexta-feira e na próxima semana esperamos que eles regularizem o pagamento dos funcionários”, explicou o secretário de Educação, Osvaldo Barreto.

As duas outras empresas, a Monkal e a Basitec, regularizaram a situação na quarta-feira (09/04), e, imediatamente, foi efetuado o pagamento. Os funcionários destas empresas tiveram seus salários do mês de março efetuados ontem em conta corrente (10/04).

Para evitar que problemas como os que estão sendo enfrentados pelos terceirizados da Educação voltem a ocorrer, o Governo do Estado enviou uma proposta de lei que foi aprovada em janeiro pela Assembléia Legislativa da Bahia criando mecanismos que impedirão a falta de pagamento de salários dos trabalhadores. A lei 12949/14 está em fase de regulamentação na PGE e vai entrar em vigor em breve.

O secretário repudiou a ação do sindicato da categoria, que impediu o acesso de alunos e professores a algumas unidades. “Esta atitude é arbitrária, irresponsável e inconsequente. Não podemos aceitar que um pequeno grupo feche as escolas, cause tumulto e impeça o direito de aprender destes estudantes. A Secretaria não tem pendência no pagamento das empresas que estão regulares. Todas aquelas que apresentam a documentação exigida recebem o pagamento em dia. Das 20 empresas que, atualmente, prestam serviços à secretaria, apenas quatro apresentaram pendência na documentação. Mas gostaríamos de tranquilizar os trabalhadores e dizer que já tomamos todas as providências para resolver a situação”, disse.

Osvaldo Barreto ressaltou que não haverá prejuízo do ano letivo nas unidades prejudicadas com a ação do Sindicato e que a secretaria também está adotando todas as medidas para assegurar aos estudantes, professores e funcionários o acesso às unidades escolares. “Queremos tranquilizar, ainda, os estudantes e as famílias informando que serão realizadas aulas complementares para que não ocorra prejuízo do ano letivo e que também estamos adotando as medidas cabíveis para que as aulas nestas escolas voltem à normalidade”, pontuou.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo da Bahia

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo