Novembro Negro: SEMAS leva ação de beleza e cinema ao ar livre à comunidade quilombola Oiteiro

Na tarde da última quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio da Diretoria de Reparação, realizou uma atividade junto à comunidade quilombola Oiteiro como parte da programação do Novembro Negro no município.

Com cabelos trançados e bate-papo, a comunidade assistiu ao filme “Quilombos”, exibido para levantar reflexões sobre a história de resistência do povo negro. O tema deste ano, “Consciência não tem cor. Negro é Raíz”, relembra a necessidade de resgatar a ancestralidade africana e desenvolver ações para a valorização da cultura.

“É o que a Bahia mais vende, a imagem da negra, a negra bonita, bem vestida, bem arrumada, vendendo acarajé, ou não. Jogando pipoca, ou não. Estando com búzios, ou não. Mas, é essa baiana que representa a Bahia no mundo inteiro. Portanto, a gente precisa fazer com que os nossos conterrâneos, os nossos munícipes, considerem que isso aí não é à toa. É a valorização do que já vem de dentro. Botar de dentro pra fora a gente está botando. É preciso que quem esteja no entorno da gente compreenda , assuma e nos aceite como nós somos”, ressaltou, no dia da abertura da programação, a vice-prefeita Iraci Gama.

Entre as ações previstas para essa semana, estão novas exibições de filme, rodas de capoeira, debates, apresentações culturais, oficinas de turbante, maquiagem e penteados. O cronograma segue até 29 de novembro e pode ser acessado pelo link: https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/semas-divulga-programacao-para-o-novembro-negro/

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo