Alagoinhas participa de troca de experiências sobre inovação em evento com 40 municípios

A Prefeitura de Alagoinhas participou do I Fórum de Cidades Digitais, realizado em Salvador, na última quinta-feira (19), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O encontro reuniu gestores de 40 municípios, promovendo uma troca de experiências entre as prefeituras Prefeituras sobre como investir em tecnologia para melhorar a eficiência dos serviços prestados à população.

O diretor de tecnologia da informação, da Secretaria Municipal de Administração, Jorge Félix ressaltou a importância de alinhar o município às principais tendências tecnológicas que estão sendo aplicadas em outras cidades. “Foi uma experiência muito interessante, pois pudemos trocar experiências com cidades que já tem projetos bastante avançados, como Salvador, Lauro de Freitas e Madre de Deus”, explicou. “Viabilizar acesso aos serviços públicos  por meio de tecnologia é uma tendência, nacional e mundial, por isso, Alagoinhas deve estar em consonância com esse movimento, par dar cada vez mais qualidade de vida à população”.

Em Alagoinhas, a atual gestão vem desenvolvendo ações como o lançamento de websites através dos quais a população pode realizar serviços ligados à administração municipal sem sair de casa. Outra iniciativa é a disponibilização de pontos de WiFi gratuito em equipamentos do município. Agora o Departamento de Tecnologia da Informação estuda trazer inovações para auxiliar as frentes de mobilidade da cidade, para promover melhorias no transporte público e trânsito.

Durante o encontro, os participantes puderam discutir tópicos como; cenário das cidades digitais, construção de cidades inteligentes e políticas públicas federais para as cidades digitais. Também representaram a prefeitura no Fórum, o secretário de educação Fabrício Faro e o diretor de jornalismo da SECOM, Paulo Maneira.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo