Contra a desativação da ferrovia em Alagoinhas e Região – Iraci Gama

A Resolução 4.131/13 da Agência Nacional dos Transportes Terrestres – ANTT determina, dentre outras coisas, que a Ferrovia Centro Atlântica – FCA desative e devolva ao Governo Federal os trechos que incluem nossa cidade – o nosso “Y”: Alagoinhas – Salvador, Alagoinhas – Juazeiro e Alagoinhas – Propriá, considerados pela própria ANTT, como economicamente viáveis. No dia 29 de janeiro, em reunião realizada em Juazeiro, a ANTT declarou que os trechos Juazeiro a Senhor do Bonfim e Alagoinhas a Propriá serão desativados em julho deste 2014. Isso significa que o trem de madeira – fruto do contrato da FCA com a Copener – deixará de existir e todo esse material – de 30 a 60 carretas diárias – voltará para a rodovia, aumentando os perigos das estradas, para falar de um único prejuízo.

O Governador Jacques Wagner e o Ministro dos Transportes – César Borges já foram procurados, mais de uma vez, disseram que não haveria desativação e que há projetos para esses trechos. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou Audiência Pública, em setembro de 2013, com ampla participação de segmentos representativos da sociedade, incluindo o Prefeito e os Vereadores de Alagoinhas, além de pessoas físicas e jurídicas do nosso e de outros municípios. Todos os pronunciamentos propuseram a mesma coisa: REVOGAR A RESOLUÇÃO 4.131/13. E a ALBA se dispôs a preparar um documento final, com as várias sugestões, para mandar às autoridades e não divulgou o resultado disso, mas sabemos que todas as intervenções da sociedade civil foram desrespeitadas, porque a ANTT está viabilizando a referida Resolução.

A representação do Movimento Trem de Ferro, da Associação dos Engenheiros e Quadro Técnico da Leste Brasileiro, da Associação dos Pescadores de Simões Filho e da Fundação Iraci Gama de Cultura reuniu-se para um balanço da caminhada até agora: protestos, documentos, audiência, apelos e chegou à conclusão de que o esforço de discussões em audiências não surtiu efeito e é preciso, portanto, mobilizar a sociedade de toda a região do “Y” e do Recôncavo, para forçar a revogação da Resolução. E, no final do mês de março, realizar um encontro, em Alagoinhas, que é a sede da FCA, na Bahia, para apresentação/ discussão de propostas, contrapropostas, da ANTT, do Governo da Bahia, da sociedade, como, por exemplo: o Projeto Trem Regional Salvador/Alagoinhas teve verba do Ministério dos Transportes para o Estudo de Viabilidade que já está pronto e foi coordenado por equipe da UFBA, mas o Governo da Bahia nem fala nele! Por quê?

Aqui, em Alagoinhas, fizemos no último sábado, oito de fevereiro, uma reunião e assumimos participar dessa mobilização com algumas providências, como: 1) realizar contatos com associações, sindicatos, escolas, políticos, através da internet, outdoor, cartazes, começando com a presença na assembleia dos funcionários da Prefeitura, a convite do SINPA, na segunda-feira, dia dez de fevereiro; 2) produzir um texto explicativo sobre a questão em foco – este; 3) e marcamos a próxima reunião para 24 de fevereiro, às dezenove horas, no Salão Verde (a confirmar).

PRECISAMOS AGIR AGORA, PARA NÃO TERMOS REMORSO AMANHÃ, QUANDO OS PREJUÍZOS AO NOSSO DESENVOLVIMENTO FOREM REAIS!

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!

Alagoinhas, 09 de fevereiro de 2014.

Iraci Gama

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo