Projeto “Eleitor do Futuro” foi lançado em Inhambupe 

Projeção de vídeo, palestra, interpretação de cordel, aplicação de oficinas e até uma simulação de eleição, desde a campanha política, trabalho dos mesários, votação em urnas eletrônicas, até a divulgação do resultado do pleito. Assim foram realizadas as atividades do Projeto “Eleitor do Futuro” nas escolas municipais Luís Coelho, John Kennedy e Sátiros Dias na última quinta-feira (31), com objetivo de fomentar a conscientização dos jovens quanto a importância do voto na vida política do país. As escolas das localidades da Lagoa e Baixa Grande serão as próximas a receber o Projeto. As datas serão divulgadas pela secretaria de Educação do município. 

Pela manhã no auditório da Câmara Municipal, a servidora da EJE/BA, Adriana Passos realizou uma apresentação para professores, vereadores, secretários municipais, como o projeto funciona e seu objetivo e sua importância. Nesta ocasião foram disponibilizados materiais para que os professores das instituições de ensino citadas promovessem os projetos com seus alunos.  

De acordo com Juiz da comarca de Inhambupe, Leonardo Carvalho Albuquerque, a política desperta muitas paixões nas pessoas, para o bem ou para o mal e o projeto Eleitor do Futuro, vem trazer conhecimento, racionalidade e educação eleitoral para os jovens. “ Um projeto desta natureza visa ensinar os jovens para chegar no momento certo de votar, eles possam pensar na política de forma racional e não apenas torcer para um lado ou para outro”, afirmou ele. 

A secretária de Educação Genaide Azevedo, disse que o projeto chegou para dar uma nova visão aos nossos alunos do que é política. “ Temos que nos conscientizar que somos seres políticos e precisamos mudar a ideia que todo político é corrupto”, finalizou ela. 

Foi assinado um convênio entre a EJE/BA e a Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, foram cinco escolas municipais que receberam o projeto. No próximo ano serão incluídas mais cinco escolas.  

O Projeto Eleitor do Futuro na Bahia é desenvolvido através das atividades como visita dos estudantes à sede do TRE-BA, com palestras, projeção de vídeos, simulação de votação em urna eletrônica, distribuição de cartilha educativa, promoção de concursos, além de visitas da equipe do TRE-BA nas instituições de ensino, ONGS, bem como participação em projetos sociais. 

Estiveram presentes no auditório da Câmara Municipal, os vereadores Jardiel Souza, José Uelson e Osvaldo Pinho, os secretários municipais: Valéria Costa, Fabrício Mateus, além da secretária de Educação Genaide Azevedo, a vice-prefeita Izabel Silva, Juiz da Comarca de Inhambupe Dr. Leonardo Carvalho Albuquerque e o chefe do cartório Pitácaro Suzart. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo