457 formandos na primeira turma do Pronatec em Alagoinhas
A confiança em obter uma vaga no mercado de trabalho, melhorar a qualidade de vida e continuar se especializando são os pontos em comum dos 457 formandos da primeira turma (2013) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que estarão recebendo seus certificados de conclusão do curso na tarde desta sexta feira, 11, no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães.
A cerimônia contará com o prefeito Paulo Cezar, que recepcionará a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Tereza Campello, o governador Jaques Wagner, representantes do sistema FIEB/SENAI, deputados, vereadores, prefeitos da região e a população em geral.
“Pelo desenvolvimento que vem passando a cidade, esse programa de especialização de mão de obra é o primeiro passo para termos um polo de exportação de trabalhadores qualificados”, comentou o prefeito Paulo Cezar, incansável na luta para o aprimoramento profissional no município.
Mailson Santos, 21 anos, é um dos alunos que receberão certificado nesta sexta-feira, 11. “O curso de aplicador de revestimento cerâmico correspondeu às minhas expectativas, com excelentes aulas práticas e teóricas. Com o certificado em mãos, sei que as portas vão se abrir porque o setor de construção civil vem crescendo na cidade”, afirmou.
Também Roseane Auxiliadora, 33, que fez o curso de assistente de planejamento e controle de produção – conhecido como PCP –, comentou que há anos desejava se especificar nesse ramo. “Tivemos excelentes professores que nos prepararam para enfrentar o exigente mercado de trabalho. Na minha área há a expectativa de que surjam vagas, porque a cidade está se transformando em um polo industrial”, completou Roseane.
A primeira turma do (Pronatec) contou com os cursos de almoxarife, assistente de planejamento e controle de produção, instalador e reparador de redes de computadores, operador de computador, agente de inspeção de qualidade, aplicador de revestimento cerâmico, pedreiro de revestimentos em argamassa, agente de observação de segurança e mecânico de máquinas industriais.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) é a responsável pelas inscrições dos candidatos aos cursos do Pronatec no município. A secretária da pasta Tatiana Andrade comentou que “será uma honra acolher a ministra Tereza Campello, o governador, secretários estaduais nesse encontro com o povo de Alagoinhas e com o prefeito Paulo Cezar, o mentor desse avanço no qual passa a cidade”.
Tatiana Andrade ressaltou que a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem sido uma grande parceira da SEMAS em diversos projetos. “É importante destacar que o Bolsa Família saiu de 11 mil beneficiados para quase 21 mil em Alagoinhas”, exemplificou.
O Pronatec é uma ação federal, que faz parte do Programa Brasil sem Fome, sendo coordenado pelo Senai/FIEB, e a parceria da Secretaria de Assistência Social (SEMAS).
Todos os cursos são gratuitos desde a inscrição até a aquisição dos materiais didáticos, e o aluno ainda recebe uma bolsa auxílio.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação