Prefeitura lança Projeto Alagoinhas Sustentável

Com auditório lotado, a Prefeitura de Alagoinhas em parceria com a ONG Associação Voluntários para o Serviço Internacional – AVSI Brasil realizou na terça-feira, 06, no Auditório do Hotel Áster o lançamento do Projeto Alagoinhas Sustentável: Arranjo Participativo para o Desenvolvimento.  O evento contou com a presença do prefeito Paulo Cezar, do diretor geral da AVSI Brasil Fabrizio Pellicelli, secretários municipais, empresários, autoridades políticas, sociedade civil organizada, além de representantes Fundação Bunge e Grupo Promon.

O projeto engloba o desenvolvimento econômico e social e vai ajudar o município a definir estratégias e formas para criar novas parcerias com setores públicos/privados e do terceiro setor e nasceu de um conjunto de esforços do município de Alagoinhas, junto à AVSI Brasil e a União Europeia (EU). Tem como objetivo a redução da vulnerabilidade social de áreas circunvizinhas aos polos industriais – especificamente nas comunidades de Cruzeiro do Monte, Jambeiro e entorno da nova área industrial.

A UE é financiadora dessa iniciativa, onde repassa os recursos para a Prefeitura de Alagoinhas, que participa com uma contra partida. Os recursos são repassados para AVSI Brasil atuando principalmente em atividades de capacitação profissional e técnica.

O prefeito Paulo Cezar comentou da satisfação com a parceria para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das localidades beneficiadas. “A cidade está se desenvolvendo e a parceria com a UE chegou no momento certo. As expectativas são as melhores e esperamos que o projeto contribua efetivamente para o desenvolvimento social e econômico  das localidades”, concluiu.

Para a secretária Sônia Fontes as ações vão contribuir significativamente na melhoria da qualidade de vida dessas comunidades carentes, de serviços básicos e para a formação profissional de jovens, adultos e mulheres em estado de vulnerabilidade social. “O foco desse projeto é o cidadão”, enfatizou Fontes, acrescentando que o mesmo conta com o apoio das secretarias da Assistência Social (SEMAS), Educação (SEDUC), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e Fazenda (SEFAZ).

Fabrizio Pellicelli ressaltou que o projeto é uma iniciativa de cooperação internacional que foi possível, através de um edital que o município de Alagoinhas se classificou a nível internacional. “O projeto engloba ações de urbanização para a melhoria da condição de vida dos moradores que vivem no entorno das fábricas e formação profissional. O momento serviu para apresentar o projeto e incentivar o setor privado para ser um parceiro no desenvolvimento de Alagoinhas”, comentou.

Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: Amilton André

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo