2ª Caminhada do PROERD mobiliza estudantes em Alagoinhas

Com foco na prevenção às drogas e no combate à violência, o 4º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), promoveu, na manhã desta sexta-feira (23), mais uma caminhada do PROERD.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) foi criado no Departamento de Polícia de Los Angeles, em 1983, e só chegou ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Em Alagoinhas, as ações do programa começaram a se desenvolver em 2015, voltadas a estudantes do 4° e do 5° ano.
Nas salas de aula, os policiais militares, fardados e devidamente treinados, se tornam instrutores com material próprio e um período de 50 minutos para desenvolver atividades com alunos de 9 a 13 anos da rede municipal.

“A missão do programa é prevenir essas crianças e adolescentes com relação às drogas, à violência e ao consumo de bebidas alcoólicas. Então o foco é justamente alertar, debater o assunto, falar sobre essas questões”, pontuou Márcia Climaco, coordenadora da ação socioeducativa da SEDUC.

Na caminhada deste ano, 752 crianças participaram do percurso. A saída foi marcada para as 8h, do estádio do Carneirão, e um lanche foi oferecido na volta, às 10h30.

Para o secretário municipal de educação, Tácio Lobo, é mais um evento que busca no envolvimento com o aluno e na formação escolar um modo de conscientizar sobre os riscos das drogas e de formar multiplicadores que possam reproduzir em casa, junto à família, e também nos espaços de lazer, com os amigos, a mensagem do programa. “A atividade demonstra um marco na vida dos alunos que participaram e se formaram no PROERD, mas acaba envolvendo toda a comunidade, então é interessante notar como esses momentos se tornam referência de disciplina, de combate às drogas, de responsabilidade. E ao mesmo tempo evidencia a importância de parcerias entre diferentes órgãos, setores e profissionais. O PROERD vem de uma parceria muito positiva com a Polícia Militar e esperamos que esse laço se fortaleça cada dia mais”, afirmou o gestor da pasta.

O prefeito Joaquim Neto esteve na caminhada e enfatizou que a Educação é pauta prioritária na agenda da Administração Municipal. O chefe do Executivo conversou com os alunos, parabenizou os envolvidos e garantiu que no próximo ano a intenção é agregar um número ainda maior de estudantes ao programa.

Os policiais ressaltaram que o tripé pedagógico do PROERD é estruturado no trinômio “família/escola/polícia”, e a SEDUC informou que, a partir de março de 2019, novas atividades devem ser realizadas, com início previsto junto ao calendário escolar.

Em 2018, segundo a secretaria, 22 escolas municipais participaram do programa.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo