Seinfra e Secti firmam parceria para confecção de mapa solar

As Secretarias de Infraestrutura – Seinfra, e de Ciência, Tecnologia e Informação – Secti, realizam parceria para que a confecção do Atlas Solarimétrico da Bahia seja iniciado ainda este ano. As duas secretarias vão mapear as regiões do Estado onde existem maior incidência de raios de sol, para gerar energia fotovoltaica. 

Até o final de 2015 o primeiro esboço da ferramenta deve ser apresentado. Essa decisão foi acordada em reunião com os secretários Marcus Cavalcanti (Seinfra) e Manoel Mendonça (Secti), no início de fevereiro, em conjunto com suas equipes. As primeiras ações para a confecção do Mapeamento e Elaboração do Atlas do Potencial Solar da Bahia já estão em andamento e espera-se que a ferramenta auxilie o planejamento das políticas de desenvolvimento energético no Estado. 

Segundo o Superintendente de Energia da Seinfra, Silvano Ragno, o mapa é uma ferramenta de fundamental importância para a identificação das praças de produção de energia solar. Até o final de 2014 estavam em funcionamento 10 usinas solarimétricas em Salvador (06), Lauro de Freitas (01), Juazeiro (01), Jaguarari (01) e Mata de São João (01). 

“Outros 14 projetos foram autorizados a ser implantados até o final de 2017. Iniciamos alguns deles, e em Brotas de Macaúbas a primeira usina já realiza efetivamente produção de energia”, afirma o gestor. O investimento é de R$ 2 bilhões e a potência energética total a ser instalada é de 399,66 MW. 

Energias limpas 

A energia fotovoltaica é limpa e renovável e, com o potencial solar que o estado dispõe, será uma grande fonte de eletricidade. O superintendente explica que normalmente onde há maior incidência de ventos à noite, também há raios de sol mais fortes durante o dia. “É comum que em um mesmo lugar exista a produção dos dois tipos de energia – eólica e solar – tornando-as complementares”, finaliza. 

A Seinfra e a Secti realizaram anteriormente o Atlas Eólico da Bahia, que traçou e identificou os mais promissores locais para a construção dos parques e usinas eólicas do Estado, que já estão em funcionamento. 

Fonte: ASCOM – SEINFRA

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo