Alagoinhas atinge terceiro lugar entre municípios que reduziram internações

Alagoinhas aparece na terceira posição entre os municípios baianos que reduziram as internações sensíveis à Atenção Básica, entre os anos de 2008 e 2013, de acordo com relatório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

A redução nessas taxas sugere melhorias na oferta de serviços de saúde aos usuários do SUS nas Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com a SESAB, “a análise do indicador ajuda a incrementar a capacidade de resolução da Atenção Básica ao identificar áreas prioritárias de intervenção e coloca em evidência problemas de saúde que necessitam de melhor seguimento e coordenação entre os níveis assistenciais”. 

A redução, na Bahia, foi de 12,5% no número de internações hospitalares devido ao atendimento na Atenção Básica. Dentre as regiões de saúde com maiores taxas de redução nas internações, destacam-se as regiões de Feira de Santana (28,4%), Juazeiro (27,3%), Alagoinhas (26,1%), Barreiras (25,5%) e Ilhéus (24,4%), seguido da região de saúde de Guanambi com redução de 21% no mesmo período.

Para Reginaldo Paiva, secretário municipal de Saúde, “o caminho para termos uma saúde eficiente passa pelo aprimoramento do atendimento nas unidades básicas. Muitos casos não necessitam de uma busca desesperada aos hospitais, o acompanhamento médico nas comunidades está diretamente ligado à redução destes números. E Alagoinhas, através das unidades, presta atenção especial às comunidades”.

Na mesma linha de pensamento do secretário, o relatório da SESAB informa: “Tais condições de saúde caracterizam-se como agravos, cuja morbidade e mortalidade poderiam ser evitadas ou reduzidas mediante uma atenção primária oportuna e eficaz, com ações efetivas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, controle de doenças crônicas dentre outras, evitando hospitalizações”.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Foto: Amilton André – SECOM/PMA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje