Rios, lagoas e lagos de Alagoinhas recebem tratamento contra mosquitos

O prefeito Paulo Cezar recebeu com muito entusiasmo mais uma importante parceria firmada entre a Prefeitura e uma empresa privada. A Hélix Construções vai começar a aplicação de um produto biológico, em rios, lagoas e lagos da cidade, que combate os mosquitos da Dengue, Chinkugunya, muriçocas e pernilongos. A ação foi apresentada na tarde da última terça-feira, 10, pelo diretor da construtora Davi Domergue, com a presença de secretário Rannyery Miranda. A aplicação do produto começa na próxima segunda-feira, 16.

A parceria envolve representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Saúde (SESAU) e Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN). O produto, que ficará sobre responsabilidade da empresa a compra e aplicação, é o Larvicida Biológico Killarv Bs, que tem como mecanismo de ação a eliminação das larvas dos mosquitos em algumas horas após a aplicação. Essa aplicação é feita quinzenalmente e será aplicada nos próximos 4 meses, nesse primeiro momento.

É válido ressaltar que o produto não afeta os ecossistemas terrestres e aquáticos. A aplicação é feita através da diluição do produto em água e depois aplicando nas lagoas. O tratamento será realizado nas seguintes lagoas: Cavada, Feiticeira, Mato, Jeremias, Fonte dos Padres e Rio Catu. Para o prefeito Paulo Cezar essa é uma ação que vai ao encontro das que já são executadas no município “temos trabalhado para reduzir a proliferação desses mosquitos dentro das residências com os Agentes de Saúde. Essa proposta é macro já que envolve os rios, lagoas e lagos. O produto é altamente benéfico, sem riscos para a natureza. Queria agradecer a direção da Hélix por essa parceria”, ressaltou.

Mecanismos de ação e vantagens

As larvas ingerem a bactéria aplicada na água, em minutos a toxina se une a receptores presentes no intestino da larva, depois de algumas horas a larva sofre uma paralisia e o intestino é destruído. As vantagens são que o produto não polui o meio ambiente, não apresenta toxicidade às plantas e pode ser associado a outros métodos de controle.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo