Redes e ofurôs são implantados em UTI Neonatal do Hospital Teresa de Lisieux

bebe_hospital

Vivian nasceu de seis meses, pesando apenas 790 gramas. Após 44 dias do seu nascimento, ela já ganhou 430 gramas, e para alívio da mamãe Viviane Santos, 28 anos, logo-logo receberá alta. Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Teresa de Lisieux (HTL), ela aguarda apenas aprender a sugar e ganhar um pouco mais peso para ter alta.

A pequena recém-nascida é uma das pacientes inseridas no programa multidisciplinar adotado há poucos meses pelo Hospital Teresa de Lisieux, que inclui a utilização de redes e ofurô no tratamento dos prematuros extremos (nascidos com até 31 semanas ou cerca de seis meses e meio de gestação). Inspirada num costume bem brasileiro, a técnica das redinhas proporciona aos bebês o aconchego da vida uterina, permitindo que eles se posicionem de maneira semelhante à que ficavam na barriga da mãe.

O tratamento objetiva a organização postural e o estimulo vestibular, responsável pela percepção corporal e orientação sensorial, é o que explica Leila Vasques, fisioterapeuta do Hapvida. Outro tratamento que vem sendo utilizado pela equipe do HTL, é o ofurô: banho no balde, com água em temperatura média de 36°, que imita o ambiente uterino e contém o movimento da criança, fazendo com que ela se acalme. Utilizada nos bebês com 1kg ou mais, a técnica que tem como principal objetivo acelerar o ganho de peso. “Os prematuros normalmente são muitos agitados e essa agitação dificulta o ganho de peso deles, por isso é importante que eles fiquem calmos”, diz a especialista.

“Não conhecia esse tipo de tratamento, mas estou gostando muito, vendo os resultados e acompanhando a evolução da minha filha. Agora falta pouco, já-já ela atingirá o peso para ter alta”, comemora Viviane Santos, mãe da pequena Vivian. Nosso propósito é que assim como Vivian, o uso das novas técnicas reduza o tempo de permanecia destes prematuros na unidade neonatal, diz a fisioterapeuta.

Fonte: Correio da Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo