Projeto ‘Políticos do Futuro’ une os três poderes na Bahia

O governador Rui Costa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Edivaldo Rocha Rotondano, e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel, assinaram na manhã desta quinta-feira (24), um termo de cooperação técnica para a execução do projeto Políticos do Futuro.

O projeto é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA) e tem o objetivo de formar cidadãos mais conscientes da importância da participação política da população na construção de um verdadeiro processo democrático. O TRE-BA vai promover encontros com os alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, de escolas indicadas pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, explicando conceitos como democracia representativa e as funções de cada cargo eletivo. Serão utilizados recursos audiovisuais, slides e apresentações artísticas. Além das ações a serem realizadas no ambiente escolar, o projeto Políticos do Futuro vai proporcionar por um dia aos estudantes a experiência de vivenciar o trabalho dos representantes de cargos políticos estaduais.

O Governo do Estado vai definir as escolas que participarão do projeto, realizar a seleção dos alunos-candidatos que concorrerão às eleições simuladas e encaminhar à EJE-BA a relação dos nomes e fotografias dos alunos escolhidos. Os dados serão inseridos nas urnas eletrônicas, que serão preparadas pelo TRE para a realização da votação simulada. “Um dos desafios ao assumir a presidência do TRE da Bahia era mostrar que nós não somos preparados apenas para fazer eleições, mas sim para levarmos outros projetos, outras oportunidades para a sociedade”, declarou o presidente do TRE-BA, José Edivaldo Rocha Rotondano.

O Político do Futuro é especial para o governador Rui Costa. Ele participou de um projeto semelhante na época do ginásio, quando era aluno do Colégio Luiz Tarquínio. Durante o governo de Roberto Santos, ele concorreu ao cargo de governador mirim. “O Brasil precisa aprofundar o debate da formação de bases políticas da nossa sociedade. Base política não com viés partidário, mas como formação da cidadania, da compreensão exata de quais são as possibilidades e quais são os limites de cada poder. Eu acredito em nações fortes, onde as instituições são fortes e a democracia é forte. Mas, para isso, o povo precisa abraçar e se apaixonar pela democracia e é isso que nós estamos fazendo”, defendeu o governador.

Para o presidente da Assembleia, o deputado Ângelo Coronel, o principal resultado dessa iniciativa é o fortalecimento da democracia, com o incentivo desses jovens a ingressar na vida pública. “Eu acho que um projeto dessa magnitude, com a parceria dos três poderes, vai fazer com que abra a mente da juventude da Bahia e, quem sabe, sirva de exemplo para o Brasil”, comentou Coronel.

De acordo com a diretora da EJE-BA, a juíza Patrícia Kertzman, a parceria também será firmada em Salvador com a prefeitura e a câmara de vereadores. “É um projeto muito importante, de compromisso com a democracia, sem qualquer aspecto político/partidário, uma vez que a ação é direcionada a jovens dissociados de compromisso eleitoral, pois não têm idade para tanto”, afirmou.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo