Presidente da Câmara de Irará visita Escola e Memorial do Legislativo de Alagoinhas

O presidente da Câmara Municipal de Irará, vereador Luiz Severino de Jesus, mais conhecido por Jarro de Zezito, visitou a Escola do Legislativo e o Memorial da Câmara Municipal de Alagoinhas na manhã de hoje (10).

Ele foi recebido pelos vereadores Cleto da Banana -presidente-, e Jorge da Farinha, que lhe mostraram o Memorial e a Escola. O objetivo da visita foi conhecer a concepção, modelo e equipamentos utilizados para a implantação da futura Escola do Legislativo da Câmara de Irará.

Para isso, disse o presidente, já existe um entendimento com o prefeito da cidade para cessão de uma área a ser destinada a ampliação do estacionamento e, a partir do segundo semestre, a construção da Escola do Legislativo do município.

Seguindo os mesmos passos da Câmara de Alagoinhas, a Câmara de Irará já aprovou uma Resolução criando a Escola do Legislativo, cujo objetivo é fomentar a educação cidadã, resgatar e tornar pública a história da Câmara, bem como fortalecer a educação em seu conjunto.

A Escola também serve para a realização da palestras, oficinas, workshops e cursos na área de legislação, cidadania e atualidades, fomentando a participação popular na política local, formandos novos cidadãos e ajudando na capacitação de jovens e adultos.

A exemplo da Câmara de Alagoinhas, a Câmara de Irará pretende se filiar a instituições já consolidadas como a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Bahia, Interlegis e UNEB.

A Câmara de Alagoinhas já usufrui dos benefícios dos três convênios. Recentemente, a Câmara de Alagoinhas recebeu dezenas de livros da coleção Constituição em Miúdos, destinando a estudantes da faixa etária entre 6 e 16 anos, e que trazem livros com animações e textos sobre o ECA-Estatuto da Criança e Adolescente, Lei Maria da Penha, Constituição Federal dentre outros.

Esses livros foram doados graças ao convênio firmado entre a Câmara Municipal de Alagoinhas e o Interlégis, a Escola do Senado. A instituição também está habilitada a receber cursos on line e presenciais do Interlégis.

O primeiro convênio firmado pela Escola do Legislativo de Alagoinhas foi com a UNEB-Universidade do Estado da Bahia, através do Mestrado em Pós-Crítica, que possibilitou a realização de tratamento, digitalização e disponibilização em rede de internet de livros e atas antigas, muitas das quais já em exposição e sem fungos e bactérias.

O segundo convênio firmado foi com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Bahia, que permite a realização de cursos on line e presenciais para os servidores e contratados. Após participarem do II Encontro de Escolas Legislativas e de Contas da Bahia na ALBA, a escola autorizou a participação de servidores de Alagoinhas em dois cursos on line.

Para o ano de 2026 estão previstos novos cursos e oficinas on line, mas também, por solicitação da direção da Escola de Alagoinhas, alguns cursos presenciais serão realizados. O primeiro deles deve ser sobre Oratória e envolverá vereadores e servidores das Câmaras municipais de 28 municípios de Alagoinhas.

Foto 1: Presidente da Câmara de Irará: segundo da esquerda para a direita

Foto 2: Presidente da Câmara de Irará: centro

Texto e fotos: Vanderlei Soares

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo