Prefeitura autoriza início das obras da Estação de Transbordo de Alagoinhas

Alagoinhas deverá contar, ainda este ano, com uma Estação de Transbordo em pleno funcionamento no centro da cidade. Isso porque o prefeito Joaquim Neto assinou, na manhã desta sexta-feira (8), a ordem de serviço que autoriza o início das obras na antiga Cesta do Povo, ao lado do Calçadão, onde funcionará a estação para transportes alternativos.

A intenção, segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), é desobstruir pontos do centro da cidade, facilitando a mobilidade urbana e proporcionando, aos usuários, mais conforto e eficácia no deslocamento de passageiros.

A operacionalização da Estação de Transbordo será direcionada a transportes alternativos (vans e micro-ônibus), que fazem principalmente o trajeto para a zona rural do município.

Foto: Kekeu/SECOM

“É mais um equipamento para dar mobilidade ao cidadão. Vejo a vontade dos comerciantes de Alagoinhas, de movimentar os negócios locais, e temos interesse em deixar esse legado, de um grande centro comercial. Acho que com as ações e intervenções que a Prefeitura tem feito no centro da cidade, temos todas as condições de ter o melhor centro comercial do interior da Bahia. Mas é preciso ter uma organização de ordenação do solo, mobilidade urbana, estrutura. É com foco nisso que temos trabalhado. Melhorando a mobilidade, vamos melhorar sensivelmente as vendas e atrair compradores da macrorregião”, destacou o prefeito Joaquim Neto.

Foto: Kekeu/SECOM

Segundo o representante das forças empresariais José Carlos, da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas, a iniciativa beneficiará tanto a população quanto os comerciantes locais. “Acreditamos que vai disciplinar o trânsito da nossa cidade. Isso vai favorecer o passageiro, o visitante que chega a Alagoinhas. A gente entende que esse novo equipamento é muito importante e a Associação Comercial tem interesse em uma parceria com a prefeitura nesse sentido”, revelou.

O coronel Raimundo Nonato, da SMTT, enfatizou que o espaço passará por intervenções no nivelamento da calçada, com revisão elétrica total, pintura, sinalização, reforma dos banheiros e estrutura para a logística de acesso com entrada e saída de transportes alternativos.

Foto: Kekeu/SECOM

O investimento total da autarquia será de R$ 328.333,48. “Com a relocação dos pontos das vans, que hoje estão espalhados por todo o centro da cidade, teremos um local adequado, com banheiros, lanchonetes, guarda-volumes e horários definidos para saída e chegada”, pontuou Nonato.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama, ressaltou que, além de um equipamento público, o prédio da Estação de Transbordo é também uma construção histórica. “Aqui foi a 1ª estação ferroviária de Alagoinhas, à época em que, do lado de cá, não havia quase nada, apenas plantações de fumo e de cana. É um grande prédio de 13 de fevereiro de 1863, que virou um marco não apenas da cidade, mas das ferrovias do nordeste do Brasil. Precisamos respeitar a história desse local. Para fazer e transformar, com respeito e preservação da história, é preciso mais do que desejo; é preciso vontade política, e isso eu tenho certeza que Joaquim tem. Não pode ser apenas uma estação, precisa ter as marcas dessa história, dessa cultura”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres, falou sobre o passo importante que a obra significa, já que havia sido abandonada por gestões anteriores, e o vereador Cleto dos Santos (“Cleto da Banana”) destacou o trabalho da Administração Municipal no enfrentamento dos desafios para ações que contribuam efetivamente à mobilidade urbana do município.

Quem gostou da iniciativa foi a moradora Rosália Nascimento, que também passou pelo local. “Eu estou achando ótimo. Isso deveria existir há muito tempo. Esse transbordo vem agregar. É bom para todos nós”, comentou.

Foto: Kekeu/SECOM

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de serviço Benedito Vieira, do SICOMÉRCIO, e Yuri Azi, da CDL Alagoinhas. Os vereadores Raimundo Alves (“Gode”), Pastor Lins e Edilson Ferreira Lima (“Duy do Frango”) participaram da iniciativa.

Com o início imediato das obras, a previsão é de que em um prazo máximo de 7 meses a Estação de Transbordo de Alagoinhas esteja em pleno funcionamento, com uma média de 215 micro-ônibus e vans circulando pelo local.

Os horários de chegada e saída serão divulgados pela diretoria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo