PMDB baiano reage e diz que não aceita ingerências de Jucá

O presidente do PMDB na Bahia, deputado estadual Pedro Tavares, desembarca nesta terça-feira, 26, em Brasília para um encontro com o presidente nacional do partido, senador Romero Jucá (RR). Oficialmente a pauta é para tratar da convenção nacional da sigla no próximo dia 4 de outubro. Mas Tavares vai aproveitar a conversa para dizer a Jucá que o PMDB baiano não vai aceitar ingerências de Brasília – seja no comando do diretório estadual ou na indicação de eventuais nomes para composição de chapa majoritária em 2018.

A posição do partido foi fechada depois que ganhou corpo noticia de que o ministro da Secretaria de Governo, o tucano Antonio Imbassahy, estaria em tratativas com o Diretório Nacional para ingressar no PMDB. Sem espaço no PSDB, onde enfrenta desgaste pela sua fidelidade canina a Michel Temer, Imbassahy busca novo partido com planos de disputar o Senado na chapa ao governo encabeçada pelo prefeito ACM Neto (DEM).

A manobra, segundo confidenciou um parlamentar com trânsito no Palácio do Planalto, teria o aval do presidente Temer que pretende alavancar o PMDB na Bahia, aproveitando o vazio político deixado pelos irmãos Vieira Lima. O primeiro está preso na Papuda em Brasília e o segundo deve ser investigado para explicar a origem dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador com as digitais de Geddel.

“O PMDB tem liderança na Bahia, tem nomes para ocupar qualquer posição (em chapa) e vai administrar o processo (soerguimento da sigla) com autonomia”

Pedro Tavares, deputado estadual e presidente do PMDB na Bahia

Ao que parece, faltou combinar antes com os peemedebistas baianos. “O PMDB tem liderança na Bahia, tem nomes para ocupar qualquer posição (em chapa) e vai administrar o processo (soerguimento da sigla) com autonomia”, afirmou Tavares ao A TARDE, assinalando que o diretório estadual está de “portas abertas” para lideranças de outros partidos, “desde que não haja condicionantes”.

Entre os nomes citados por Tavares para o Senado – na vaga que antes estava reservada ao ex-ministro Geddel – o presidente estadual do PMDB citou os deputados Leur Lomanto Jr., Hildécio Meireles e Luciano Simões, e lideranças como o vice-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, e a vice-prefeita de Barreiras, Karlucia Macedo.

Pernambuco

Ao reagir às investidas da nacional, o Diretório Estadual pretende frear qualquer tentativa de intervenção por parte do senador Romero Jucá na Bahia, como ocorreu em outros estados. Em Pernambuco, Jucá conseguiu levar para o partido o senador Fernando Coelho, que era do PSB, para enfraquecer a liderança do grupo político do deputado federal Jarbas Vasconcelos – um dos fundadores do MDB nacional que está ameaçado de ser expulso da sigla pelas posições contrárias a Temer.

No Paraná, o senador Roberto Requião, que faz parte da ala oposicionista do PMDB, também está ameaçado de expulsão. Segundo a fonte que falou à reportagem, o presidente nacional do PMDB trabalha para fortalecer o partido nestes estados e em outros considerados estratégicos. A Bahia entraria neste pacote.

“Seja Imbassahy ou outro político, não pode vir com o carimbo de quem vai representar a sigla na chapa majoritária ou tomar o (comando do) partido”

Hildécio Meireles, deputado estadual

Lideranças do PMDB sondados pela reportagem também reagiram a “imposições” de cima para baixo. “Seja Imbassahy ou outro político, não pode vir com o carimbo de quem vai representar a sigla na chapa majoritária ou tomar o (comando do) partido”, frisou o deputado estadual Hildécio Meireles.

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (PMDB), que assume a prefeitura se ACM Neto disputar o governo, informou, por meio de sua assessoria, que um eventual ingresso de Imbassahy no partido “é muito bem-vendo”. Mas ele rechaça qualquer condicionante para cargo na majoritária.

A TARDE tentou falar, sem sucesso, com o ministro Antonio Imbassahy e com o presidente do PSDB na Bahia, deputado federal João Gualberto, cujo partido pleiteia para o deputado federal Juthay Magalhães Jr. a vaga de senador na chapa de ACM Neto.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo