PF faz operação contra prefeitos aliados de deputado do União Brasil suspeitos de desvio de emendas

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 16, uma nova fase da Operação Overclean para aprofundar a investigação de desvios de recursos envolvendo o deputado federal Dal Barreto (União Brasil-BA), que foi alvo de busca e apreensão no início da semana.

Essa sétima fase da Operação Overclean, que apura desvios de emendas parlamentares e fraudes em licitações, cumpre busca e apreensão e afastamento do prefeito deRiacho de Santana (BA), João Vitor Martins (PSD), além de busca e apreensão contra o prefeito de Wenceslau Guimarães (BA), Gabriel de Parisio (MDB). Durante a operação, ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Também foram cumpridos mandados de busca emArraial do Cabo (RJ) contra um advogado suspeito de envolvimento com os desvios. As defesas dos envolvidos ainda não se manifestaram.

Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Kassio Nunes Marques.

A investigação da PF apontou indícios de que os prefeitos se associaram ao deputado Dal Barreto para o desvio de emendas parlamentares. Para isso, as prefeituras iriam fechar contratos com empresas investigadas na Operação Overclean, ligadas ao empresário Alex Parente. Sua defesa já negou o envolvimento dele com irregularidades.

Com base nessas informações, a PF pediu ao STF o afastamento de um dos prefeitos e a deflagração da operação.

Fonte: O Estado de São Paulo – Foto: Maurílio Fontes/Alagoinhas Hoje – Brasília – Março de 2024

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo