Maior desafio do novo gestor do SAAE será acabar com as "igrejinhas"

CAIO CASTRO 1

Alguns funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pensam e agem como se a empresa fosse propriedade privada e não tivesse que prestar contas à sociedade alagoinhense. As famosas igrejinhas do futebol, que derrubam os técnicos, podem ser os grandes entraves para Caio Castro, que hoje assume a gestão da autarquia.

Tal qual Maquiavel, Castro deve fazer o mal de uma só vez (o mal, no caso, é acabar com as ilhas de privilégios de funcionários do SAAE, que na verdade, representaria o bem para a sociedade de Alagoinhas, verdadeira dona da empresa).

Dois diretores, Paulo Machado e Carlos Pinto, encanadores de carreira, deveriam ser os primeiros a serem extirpados da diretoria, pois faltam-lhes conhecimento de administração, visão estratégica e capacidade técnica para gerir suas respectivas áreas. Ambos sabem quem é Idalberto Chiavenato? Já leram algum título do maior nome brasileiro no campo da administração? Não é bom nem falar de Porter e Drucker, porque seria exigir demais de ambos.

A excessiva interferência do vereador Gilson Guimarães também precisará ser contida, sob pena de Caio Castro se tornar mais do mesmo, sem diferencial algum. Por ser funcionário da autarquia, sindicalista e detentor de mandato eletivo, Guimarães deve ser ouvido, mas não pode continuar sendo o maestro de mais um diretor geral, porque o risco de sair do tom e de desafinar é grande. 

Outra medida que precisa ser tomada imediatamente: demitir o anacrônico e vetusto assessor de imprensa do SAAE, que produz pouco, não tem capacidade para cuidar da imagem da empresa e demonstrou largamente, no decorrer de sua carreira, que optou em ser meramente laudatório. 

São tão grandes os desafios do novo gestor do SAAE que até aqui não se fez referência à principal missão da empresa: fornecer água de qualidade, no tempo certo e a preços mais justos à sociedade de Alagoinhas. 

Caio Castro precisará de retaguarda política, senão sairá chamuscado desta missão inglória. 

Foto: SECOM/PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo