Energizódromo’ com delícias elaboradas por estudantes atrai turistas e baianos no Carnaval

Delícias de chocolate e café feitas por estudantes da rede estadual de ensino estão encantando os foliões baianos e turistas do Camarote Planeta Band, localizado no bairro de Ondina, em Salvador. No espaço denominado ‘Energizódromo’, que funcionará até a próxima terça-feira (13), os frequentadores podem degustar os produtos desenvolvidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, que têm como base o cacau e, também, consumir um café fresquinho. Tudo isso, para fazer com que o folião recarregue suas energias durante toda a folia do Carnaval. A iniciativa inovadora é uma parceria das secretarias do Estado, da Educação, da Agricultura e de Turismo, juntamente com o Camarote Planeta Band.

A servidora pública Juliana Aragão Sá, 36, da cidade de Gurupi, localizada no estado do Tocantins, aprovou o Energizódromo. “Adorei esta novidade e achei uma ideia inovadora, porque vamos poder degustar um chocolate saboroso, saudável e, de quebra, recarregar as nossas energias nesta festa espetacular que é o Carnaval”, afirmou ao saborear uma sobremesa de chocolate derretido na hora, que leva frutas como morangos e uvas na composição.

A contadora Carmem Susstruck, 30, de Goiânia (GO), conta que ficou maravilhada com a mistura do chocolate com as frutas. “O chocolate tem um sabor incomparável e com pouco açúcar. As frutas dão um toque especial ao sabor meio amargo do chocolate e que de fato percebe-se que é 100% natural. Adorei a surpresa porque esta é minha segunda vez aqui no camarote e a novidade do Energizódromo deste ano me surpreendeu”.

Para a Administradora paulista, Gabriela Fidelis, 40, que atualmente mora em Salvador, o espaço é um dos diferenciais do camarote e que não vai mais perder a oportunidade de degustar as especiarias no estande. “Gostei muito do sabor do chocolate porque ele é puro e sofisticado. Além disso, é uma opção saudável e que com certeza vou consumir todos os dias aqui no camarote. Há cinco anos que não frequento o Carnaval de Salvador e, este ano, está maravilhoso com esta novidade deliciosa”, disse, entusiasmada.

Quem também recuperou as energias ao degustar os produtos do Energizódromo foi uma família de turistas do Rio de Janeiro. A professora Regina Neves, acompanhada do filho Jefferson Neves, 17, e da enteada Deise Amorim, 25, afirmaram que vão experimentar os produtos em todos os dias que estiverem no camarote. “Esse chocolate com morango está uma delícia”, revelou Regina. Jerfferson gostou tanto que fez um vídeo para compartilhar com os amigos em seu perfil na rede social Snapchat. “Essa ideia do Energizódromo é muito legal e meus amigos vão adorar também”. Já Deise comentou que “o sabor do chocolate é muito bom, pois não é enjoativo e dá vontade de comer mais de um porque é bem saboroso e leve”.

O ‘Energizódromo’ funciona com a distribuição diária de produtos, que totalizam o consumo de 20 kg de chocolate por dia, elaborados com cacau oriundo do Sul da Bahia, região que, recentemente, teve seu pedido de registro de indicação geográfica aprovado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo da iniciativa é mostrar como o Governo do Estado está investindo na Educação Profissional e Tecnológica, por meio dos cursos técnicos de nível médio ofertados nos Centros de Educação Profissional, nas unidades compartilhadas e apresentar o projeto das Fábricas Escolas.

A primeira Fábrica-Escola inaugurada pelo Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado, foi a Fábrica-Escola do Chocolate, no mês de outubro de 2017, no Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), no município de Gandu. As Fábricas-Escolas são equipamentos que servem como laboratório para que os estudantes, que fazem os cursos técnicos de nível médio, tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos e pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional.

 

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo