Em Alagoinhas, alunos da rede municipal promovem Mostra “Sua Selfie em Exposição”

No Vale Nova Esperança, Alameda da Alegria, a poucas quadras do Taizé, na periferia de Alagoinhas, estudantes fazem da educação ferramenta para construir novas possibilidades e perspectivas. Não é só o nome sugestivo do endereço, próximo à Fundação do Caminho, que contribui para o surgimento de iniciativas promissoras; é dos alunos da escola que chegam as propostas, sugestões, críticas, projetos, avanços. Em diversas linguagens, de gêneros textuais a árvores genealógicas e canções musicadas em sala de aula, os estudantes do bairro expressam, dialogam, falam e se fazem ouvir.

O resultado do primeiro semestre de atividades desenvolvidas este ano no Centro Educacional Murilo Cavalcante virou Mostra e ganhou destaque entre as escolas do município: na última quinta-feira (18), alunos do Centro Educacional Murilo Cavalcante abriram as portas da unidade escolar com a Mostra “Nossa Selfie em Exposição”, um conjunto de autorretratos que dizem sobre a cara da escola, do bairro, das famílias, trazendo à tona a tradição, a ancestralidade e a cultura.

Foto: Heloisa Gomes

Ao reunir fotos, documentos, pesquisas, poemas, desenhos e materiais diversos em uma espécie de “caminho” pelas memórias , saberes e identidades do bairro e da escola, os alunos narram o que enxergam, como enxergam e como se enxergam dentro da rede. A narrativa da Mostra é feita de olhares. E o pressuposto, para conseguir ver, é apostar na perspectiva de quem está dentro da sala de aula na Alameda da Alegria.

Foto: Roberto Fonseca

A senhora Áurea Ribeiro Teixeira/ antiga servente da escola / deixou suas marcas aqui,
lutando e fazendo história. / Na realização desse sonho,/ a Prefeitura começou /a construção de novas salas / e a escola avançou
, registrou, em forma de versos, a aluna Carla Soares, da Educação para Jovens e Adultos, que também fez parte da iniciativa.

“Esse poema eu fiz com a ajuda das professoras, mas sou poeta. Sou compositora, poeta, eu danço, canto, desenho e é isso. Precisamos de estudo para ser alguém na vida”, pontuou Carla Soares.

Foto: Roberto Fonseca

É contando a “história da vida da gente”, como bem pontuou uma das professoras envolvidas na organização da Mostra, que os alunos traçam novos caminhos e se preparam para novas oportunidades.

Com o subtema “um sonho, uma história, uma escola”, a Mostra apresentada pelos estudantes resgata os desafios e a realidade do primeiro Colégio Municipal de Alagoinhas, entregue à comunidade em 1992, depois que a servente Áurea Teixeira se encarregou de passar de casa em casa para formar a primeira turma de estudantes, e incentiva os alunos a planejarem o futuro.

Foto: Divulgação

Apresentada com uma mescla de registros antigos e atuais, entre fotos, slides, letras de músicas, objetos e artigos culinários, a Mostra responde à proposta da Secretaria Municipal de Educação, que trabalhou, com toda a rede de Alagoinhas, o projeto didático “Cirandar Identidades: múltiplos saberes, diversas linguagens”, e reflete não apenas o resultado do semestre de aprendizagem, mas também a capacidade de se explorar atividades multidisciplinares que contribuam para a afetiva aprendizagem no ambiente escolar.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a Mostra organizada, planejada e realizada pelo Centro Educacional Murilo Cavalcante representa, em potência, o esforço coletivo da Educação não apenas em trazer o conteúdo programado de cada série escolar, em conformidade com as metodologias educativas que fundamentam o currículo e as modalidades de ensino, mas também no sentido de abarcar as particularidades, as individualidades, o caráter cultural, e combater a exclusão.

A dupla gestora Cristina Actis e Carla Actis, responsável pela iniciativa e pela organização da Mostra de excelência no Centro Educacional Murilo Cavalcante, ressalta, com a realização, o papel fundamental da escola na comunidade. Também participaram e prestigiaram a exposição, nesta quinta-feira, a professora e historiadora Maria José de Oliveira, da UNEB, a primeira diretora da escola, Vanderlina Machado, pais, educadores, familiares e representantes da SEDUC.

No total, cerca de 70 estudantes, entre turmas do 6° ano, do 7° ano e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) estiveram envolvidos na Mostra.

Confira as fotos da Mostra #SuaSelfieemExposição:

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo