Corregedorias encerram primeiro curso de treinamento para novos delegatários

O corregedor geral da Justiça da Bahia, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, pediu aos novos delegatários na manhã desta terça-feira (31), no segundo e último dia do encontro de capacitação, que procurassem esclarecer o máximo de suas dúvidas quanto aos serviços com os expositores.

“Espero que as dúvidas sejam todas esclarecidas, e lembro aos senhores que qualquer assunto que dependa do pronunciamento da Corregedoria somente será tratado em petição escrita e o tema analisado de forma que se possa dar uma definição que alcance a todos”, disse o corregedor.

Também presente, a juíza Andréa Paula Matos Rodrigues de Miranda, coordenadora dos Cartórios Extrajudiciais, para onde vão os delegatários aprovados no concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, mostrou-se satisfeita com os resultados do encontro.

“Neste momento, em nosso país, precisamos de um serviço eficiente, adequado, prestado com cautela, com prudência, com ética e com cortesia ao cidadão, e os senhores estão preparados para isso”, disse a juíza, titular de uma Vara da Fazenda Pública, atualmente exercendo a função de juíza assessora da Corregedoria Geral.

A assessora especial da Presidência do Tribunal de Justiça, juíza Marielza Brandão Franco, ressaltou a importância do concurso para delegatários na privatização dos cartórios extrajudiciais do estado. “Com muita alegria recebemos vocês, unindo forças, para que os cartórios tenham maior eficiência”, disse a juíza, falando em nome da presidente Maria do Socorro Barreto Santiago.

O encontro começou na segunda-feira, com abordagem de temas como atribuições e competências da Cofis; base legal de atuação; seleção das serventias para fiscalização; formas de fiscalização das serventias; selo digital; selo de autenticidade; observações e dicas sobre a selagem dos atos; e selos autoadesivos.

É promovido pela Corregedoria Geral da Justiça e Corregedoria das Comarcas do Interior e ministrado pela Universidade Corporativa (Unicorp) do TJBA, com apoio da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Instituto de Registro Civil e Pessoas Naturais (Irpen), Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib) e Fundo Especial de Compensação (Fecom).

O encontro, no Auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, termina logo mais às 18 horas.

Fonte: Ascom TJBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo