ANP encontra irregularidades em 16 postos na Bahia

A ANP participou de força-tarefa, de 9 a 13 de março, na região de Irecê. A Agência encontrou irregularidades em 16 postos de combustíveis durante a operação, que teve a participação do Ministério Público Estadual, Secretaria de Fazenda da Bahia e Ibametro. Um posto foi totalmente interditado por falta de autorização de funcionamento e dois que vendiam gás de botijão (GLP) irregularmente tiveram a área destinada ao armazenamento do produto interditada.

Três postos também receberam autos de infração por bomba-baixa (que fornece volume inferior ao registrado) e também houve autuações por falta de kit de análise de combustível, equipamento defeituoso, vazamento nas bombas medidoras, entre outros motivos. Ao todo, 43 postos de combustíveis foram fiscalizados nos municípios de Irecê, São Gabriel, Central, Jussara, João Dourado, América Dourada, Lapão, Cafarnaum e Canarana.

Ações de fiscalização

A ANP tem intensificado suas ações de fiscalização, planejando-as cada vez mais a partir de vetores de inteligência, com destaque para denúncias recebidas pelo Centro de Relações com o Consumidor (CRC) e dos resultados obtidos pelo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), além de informações repassadas por outros órgãos públicos e pela área de inteligência a ANP.

Desde 2013, a Agência se empenha em criar parcerias com órgãos de diferentes esferas da administração pública, o que resultou na instituição de forças-tarefa. As ações conjuntas entre órgãos públicos fortalecem a participação do Estado na fiscalização do setor e restringem o emprego de práticas irregulares pelos agentes econômicos. Em 2014, foram realizadas 67 forças-tarefa em todo o país. As denúncias dos consumidores podem ser feitas pelo telefone 0800 970 0267 ou pelo site www.anp.gov.br/faleconosco.

Fonte: Assessoria de Imprensa – ANP

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo