Governo liberou R$ 134 mi em emendas a deputados pró-Temer, diz ONG

O governo Temer liberou, em junho, R$ 134 milhões em emendas parlamentares a 36 dos 41 deputados que votaram a favor do presidente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, aponta levantamento da ONG Contas Abertas.

Segundo o secretário-geral da entidade, Gil Castello Branco, o valor é “absolutamente atípico para o período”. Castello Branco destacou que não há ilegalidade no procedimento, porém observou a grande concentração de recursos no mês de junho.

Antes, de acordo com o secretário-geral, “não tinha sido empenhado praticamente nada”.

A CCJ aprovou nesta quinta-feira (13), por 41 votos a 24 um relatório alternativo, de autoria do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o peemedebista.

Pouco antes, o colegiado havia rejeitado o parecer do relator original,  Sergio Zveiter (PMDB), que opinava pelo prosseguimento da denúncia.

As emendas parlamentares são recursos previstos no Orçamento, cuja aplicação é indicada pelos congressistas. Os recursos precisam ser utilizados em projetos e obras nos estados e municípios.

A liberação dos recursos é obrigatória, e o governo tem todo o ano para efetivar os repasses.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo