Hillary: Vitória de Macron é triunfo da França, da UE e do mundo

A democrata Hillary Clinton, derrotada por Donald Trump nas últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos, afirmou neste domingo que o triunfo do social liberal Emmanuel Macron na França é uma vitória dos franceses, da União Europeia (UE) e de todo o mundo.

“Vitória para Macron, para a França, para a UE e para o mundo. Derrota para os que interferem na democracia. (Mas dizem que não posso falar disso)”, ironizou a ex-secretária de Estado no Twitter, em referência às supostas tentativas de interferência nas eleições por parte da Rússia.

Com 93% dos votos apurados, Macron obteve quase 65% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais da França, uma grande vitória sobre a líder da extrema direita, Marine Le Pen, que obteve pouco menos de 35%.

Macron foi vítima de hackers na véspera das eleições, como tinha ocorrido com Hillary semanas antes do pleito nos EUA. Le Pen parecia ser a opção preferida para vencer nos corredores do Kremlin, e muitos afirmaram que a origem dos ataques seria a mesma.

Para o adversário de Hillary nas primárias democratas, o senador Bernie Sanders, os resultados eleitorais de hoje na França mostraram uma “rejeição ao racismo e à xenofobia”.

Alguns congressistas democratas, como o representante de Nova York Hakeem Jeffries foram além e declararam diretamente a derrota da candidata do presidente Trump.

“Os franceses falaram. Macron vence. Xenofobia/Putin perdem. E a candidata de Trump foi rejeitada!”, escreveu Jeffries no Twitter.

A retórica de Le Pen, similar à de Trump, indicava que ela seria uma aliada próxima do presidente dos EUA. No entanto, após os resultados, o republicano parabenizou Macron e disse estar ansioso para trabalhar com ele no futuro.

Fonte: EFE

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo