Paulo Azi destaca importância da aprovação do relatório que regulamenta vaquejadas

O deputado federal Paulo Azi (DEM/BA), relator das propostas de emenda à Constituição 270/16  e 304/17 (PECs da Vaquejada), que tramitam na Comissão Especial criada para debater o assunto, destacou a importância da aprovação do parecer da matéria, que classifica rodeios e vaquejadas e suas expressões artístico-culturais como patrimônio imaterial brasileiro e determina que práticas desportivas que utilizem animais não são cruéis, respectivamente.
“Com a aprovação do nosso parecer, demos uma contribuição importante para que as vaquejadas, um evento cultural, esportivo e econômico, paixão dos nordestinos, possam voltar a ocorrer com segurança jurídica, observando sempre as medidas necessárias de proteção aos animais envolvidos nessa importante atividade”, afirmou.
O relatório foi aprovado nesta quarta-feira (26) com 20 votos favoráveis e apenas um contra. Durante o processo de análise das propostas, o deputado participou de uma série de reuniões e audiências públicas com o objetivo de promover um amplo debate sobre o assunto com profissionais da área, representantes e organizadores dos eventos, além de veterinários e defensores da causa animal.
De acordo com o relator, a questão dos maus-tratos aos animais foi também devidamente esclarecida. Segundo Azi, muito se evoluiu no que diz respeito ao trato dos animais utilizados nos eventos esportivos. A obrigatoriedade do uso de cauda artificial, a proibição do açoite e do uso de esporas e a imposição de regras para a desclassificação do vaqueiro que maltratar ou utilizar de más técnicas de dominação são alguns dos fatores que impedem a ocorrência de maus tratos e preservam a integridade não só dos animais, mas das pessoas que participam do evento.
Fonte: Assessoria de imprensa do deputado Paulo Azi

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo