Descubra como será a educação do futuro

Em pesquisa, o Fórum Econômico Mundial revelou que se as crianças de hoje em dia quiserem prosperar como futuros profissionais bem-sucedidos precisarão aprender habilidades sociais e emocionais ao longo de sua formação, ao contrário do sistema aplicado atualmente nas escolas.

As chamadas Habilidades de Aprendizagem Social e Emocional (SEL – em inglês, Social and Emotional Learning) são aquelas que estão fora das alfabetizações básicas, como português e matemática, e que permitem a criatividade, desenvolvem a comunicação, estimulam interações sociais e auxiliam na resolução de problemas. Essas habilidades se tornarão cada vez mais importantes à medida que a era digital transforme os ambientes de trabalho e os empregos como conhecemos hoje.

Durante as aulas, as habilidades SEL podem ser estimuladas por meio de trabalhos em conjunto, promoção de debates e reflexões em grupo. Uma aprendizagem baseada no desenvolvimento de projetos e no fomento a pesquisas também ajudam crianças a desenvolver o pensamento crítico e a solucionar problemas de maneira mais rápida e assertiva. Atividades extracurriculares, como esportes, também são importantes.

A tecnologia, por meio de dispositivos móveis, aplicativos e até mesmo realidade virtual, também tem um papel importante na transformação da educação, pois pode personalizar a aprendizagem, complementar o que foi discutido em sala de aula e proporcionar acesso a conteúdos educativos de maneira prática.

Mas, infelizmente, poucas pessoas conhecem as habilidades SEL e seus benefícios atualmente. Instituições de ensino não estão investindo corretamente no novo modelo de educação e, com isso, seus alunos estão ficando para trás em meio a competitividade e as transformações digitais.

Por que a aprendizagem social e emocional é importante:

Autoconhecimento: envolve o entendimento de suas próprias emoções, metas e valores; permite que a pessoa compreenda como seus pensamentos, sentimentos e ações estão conectados; saber e poder controlar a si mesmo.

Consciência Social: capacidade de compreender e ter empatia pelo próximo; entendimento das normas e comportamentos sociais com família, amigos e demais membros da sociedade; desenvolvimento de um maior senso de propósito.

Tomada de decisões: como fazer escolhas mais construtivas e sensatas; capacidade de considerar normas éticas e de segurança na hora de decidir.

Habilidades de relacionamento: estabelecer e manter relacionamentos saudáveis; comunicação clara e assertiva; negociação de conflitos de forma construtiva; entender a perspectiva dos outros e aceitá-las bem.

Fonte: Universia Brasil

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo