Ex-tesoureiro do PP é condenado a oito anos de prisão na Lava Jato

joao-claudio-genu

Responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, o juiz Sérgio Morou condenou a oito anos e oito meses de prisão o ex-tesoureiro do PP João Cláudio Genu, por vantagem indevida – para si e outros – acertada em contratos da Petrobras com a diretoria de Abastecimento da estatal.

“A propina paga a João Cláudio de Carvalho Genu foi de pelo menos R$ 3.120.000,00”, afirma um trecho da sentença do magistrado, que absolveu Genu da acusação de lavagem de dinheiro por ausência de prova suficiente para condenação.

A defesa do ex-tesoureiro do PP informou que irá recorrer da decisão, de acordo com o G1. Foi condenado no mesmo processo Rafael Ângulo Lopes, por cinco crimes de corrupção passiva. Como é delator, Ângulo cumprirá dois anos de prisão em regime aberto diferenciado e pagará multa.

Preso na 29ª fase da Lava Jato, deflagrada em maio deste ano, Genu está na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, ele foi assessor do ex-deputado federal José Janene (PP-PR), morto em 2010.

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo