Compras do ano passado deixaram 19,4% dos consumidores inadimplentes

natalshopping

Não é a toa que os educadores alertam para o risco de endividamento por conta dos gastos de fim de ano. Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou que dois em cada dez brasileiros (19,4%) ficaram com o nome sujo por causa das dívidas feitas com a compra de presentes de Natal e festas de fim de ano em 2015.

Entre os interessados em comprar presentes para o Natal, 36,4% possuem contas com o pagamento em atraso e, 4,2% já disseram que deixarão de pagar alguma conta para comprar presentes. Outros 39% dos que pretendem comprar presentes este ano estão com o nome sujo no momento, independente da compra a ser realizada.

No geral, considerando apenas quem ficou com o nome sujo devido as compras do Natal de 2015, 54% ainda estão nessa situação. Dentre os que sabem dizer o valor das dívidas geradas com as festas e os presentes de Natal em 2015 e que acabaram levando à negativação (40,6%), o valor total chega a R$ 921,57, em média.
Segundo o educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, o maior risco é se deixar levar pelas emoções que tomam conta das pessoas nesta época. “É normal querer agradar os amigos e familiares e participar das comemorações, mas não se pode desconsiderar a própria realidade financeira”.

Dica da semana: Economize no natal:

Planeje os gastos
Faça uma planilha com todos os ganhos (fixos e extras) e liste posteriormente as despesas. Não esqueça possíveis pendências. Com essa planilha será mais fácil saber quanto há disponível para utilizar sem se endividar. Planilhas como estas podem ser baixadas do site do Correio.

Não compre por impulso
Faça uma lista com tudo o que é realmente necessário e evite comprar presentes de forma aleatória.

Busque presentes originais (e mais em conta)
Na hora de presentear os amigos, um mimo que tenha mais a ver com quem vai receber o presente vale mais do que algo extravagante. Priorize a lembrança e a saúde do seu bolso

Faça uma ceia incrível sem muitos gastos
Uma lista com tudo o que você vai precisar é o primeiro passo para controlar as despesas na hora de montar a ceia. Faça as compras pensando no número de convidados e não exagere.

Fonte: Correio 24h

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo