WhatsApp libera videochamadas para todos os usuários

imagem-ilustrativa-das-videochamadas-do-whatsapp

O aplicativo do WhatsApp ganhou uma nova função a partir de hoje: videochamadas. O recurso estava em fase de testes entre alguns usuários e agora é liberado a todos os donos de smartphones Android e iPhones.

Esse é o terceiro método de comunicação oferecido pelo aplicativo e agora ele faz frente também a Microsoft, dona do Skype, e a Apple, que tem o FaceTime, que faz videochamadas somente entre produtos da marca.

Além da comunicação por texto com diversos tipos de anexos, a empresa apresentou no ano passado o recurso de chamadas de voz via internet. Dados recentes mostram que a adoção da novidade foi ampla: 100 milhões de ligações são feitas por dia no WhatsApp.

Em entrevista a E.com Exame, Manpreet Singh, gerente de produtos no WhatsApp, conta que está esperançoso com a adoção das videochamadas e que a empresa realizou diversos testes sob condições adversas para lidar com a instabilidade comum nas redes móveis. Confira os melhores trechos da conversa a seguir.

 Por que lançar as videochamadas agora?

Manpreet Singh: Acreditamos que esta seja a hora perfeita para o lançamento das videochamadas. Os smartphones têm câmeras com boa qualidade para vídeos e as condições para as redes melhoraram a cada dia. Nós também aprendemos algumas coisas com o serviço de chamadas de voz via internet e aplicamos esses conceitos às videochamadas.

Qual foi o principal desafio no desenvolvimento desse novo recurso?

Dada nossa base global de usuários, as pessoas usam o WhatsApp em condições variadas de rede e em diversos dispositivos. Queremos garantir que as videochamadas funcionem efetivamente em todos esses ambientes, portanto, testamos o recurso cuidadosamente nas últimas semanas. Estamos contentes com a qualidade das videochamadas, mas continuaremos a melhorar a experiência de uso dessa função nas semanas e meses a seguir.

O WhatsApp agora tem chamadas de voz e de vídeo. As mensagens de texto ainda se mantêm como o principal foco da companhia?

Sempre ouvimos o que os nossos usuários têm a dizer e a videochamada é um dos pedidos mais recorrentes. Provavelmente, porque as pessoas querem se conectar com seus amigos e pessoas amadas de maneira mais imersiva, às vezes – não apenas com textos em uma tela. Agora, as pessoas têm múltiplas opções para se expressar usando o WhatsApp, seja mandando mensagens de texto, fotos, vídeos, mensagens de voz ou fazendo chamadas de voz ou de vídeo.

Como você acredita que será a adoção das videochamadas no Brasil sabendo que a nossa cobertura de LTE (4G) ainda não chega a metade do país?

Nós projetamos as videochamadas para se adaptarem a tantas situações de rede quanto possível. Em condições de rede mais pobres, o WhatsApp vai automaticamente se adaptar e fazer ajustes na resolução do vídeo para garantir que o serviço ainda funcione de forma adequada.

As videochamadas também tiram proveito do hardware dos smartphones para economizar bateria e evitar que o celular esquente durante o uso.

Você gostaria de mandar algum recado para os usuários brasileiros?

Esperamos que os brasileiros aproveitem as videochamadas do WhatsApp! As pessoas no Brasil usam o WhatsApp de maneiras novas e interessantes, então, estamos empolgados para ver o que vai acontecer.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo