TRT-5 lança aplicativo com teor de processos trabalhistas

trt5mobile_1638673

Juízes, advogados, empresas, trabalhadores e toda a população baiana terão acesso ao Poder Judiciário na palma da mão. Nesta quarta-feira, 25, o  Tribunal Regional do Trabalho (TRT 5ª Região) lançou o aplicativo TRT5-Mobile.

O projeto pioneiro no sistema judiciário, com destaque no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa facilitar a vida de trabalhadores e profissionais que precisam acompanhar a movimentação de processos no TRT.

Segundo a presidente do TRT, desembargadora Maria Adna Aguiar, o aplicativo é uma solução criativa devido ao corte orçamentário que a instituição sofreu. “Este aplicativo é para facilitar o atendimento”, explicou, durante a cerimônia de apresentação, na sala de sessões do pleno, em Nazaré.

O juiz auxiliar da presidência, Firmo Leal Neto, informou que a ideia de criar o aplicativo surgiu da necessidade de divulgar informações. “É algo inovador , pois  as informações são transparentes e de fácil acesso”, completou o gestor.

Plataformas

Criado há três meses por  uma equipe de seis funcionários da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT 5ª Região, o TRT5 Mobile está disponível, inicialmente, para  smartphones com sistema operacional Android. Daqui a 20 dias, quem usa IOS também poderá baixar a nova ferramenta.

O programa  gratuito possui seis ícones com algumas funcionalidades: consulta processual, jurisprudência, notícias, processos favoritos, pauta e notificações.

Lá é possível acompanhar processos, acessar notícias da instituição, gerar boletos e consultar locais de audiência em todas as varas do estado da Bahia.

A diretora de tecnologia da informação, Érica Rossiter,  destacou que a ferramenta é uma experiência embrionária e tem muitas funcionalidades a serem desenvolvidas. “Está no começo, mas podemos considerar  o projeto robusto por ter inúmeras possibilidades de  notificações”, diz, após explicar que, dentro de cada ícone, há várias informações  e toda a base de processos do TRT,  tanto físicos quanto eletrônicos, pode ser acessada pelo aplicativo.

“A equipe vai continuar trabalhando  para agregar outras funcionalidades não só jurídicas como também administrativas”, confirmou a servidora.

Envolvidos nas disputas aprovam nova ferramenta

No  Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, Tribunal Regional do Trabalho (TRT 5ª Região), no Comércio, as pessoas comentaram sobre os benefícios de usar o aplicativo TRT5-Mobile.

Sérgio Coelho, 46 anos, assistente administrativo,  tinha acabado de sair de  uma audiência quando soube da novidade virtual.

Ao ser  questionado sobre o que achava de acessar processos pelo  celular, disse que se trata de uma ferramenta importante e ajuda bastante as pessoas. “Este serviço ajuda a ter conhecimento da decisão do juiz, facilita a vida dos reclamantes, advogados e de quem precisa acompanhar as audiências”, afirmou o preposto da empresa  Brasil Kirin.

Agilidade

A cortadora de tecido Ivone  Moreira, 34 anos, que estava atrasada para uma audiência, contou  que não sabia do serviço e ia baixar o aplicativo para acompanhar o seu processo. “Vai me ajudar bastante”, acrescentou.

O conselheiro da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) e da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat-BA) Eliel Teixeira revelou que a disponibilização da ferramenta   vai  auxiliar no dia a dia dos  advogados e da população soteropolitana.

Ele lembrou que desde 2013 foi implantado o processo judiciário eletrônico (PJe-JT) e que o papel está deixando de existir no TRT. “Os processos são eletrônicos e o aplicativo facilita que  as pessoas os consultem de qualquer  lugar  e a qualquer momento” concluiu.

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo