Estudantes premiados na Feciba expõem projetos na Expo Milset

projeto escolar

Quatro projetos estudantis, premiados na Feira de Ciências da Bahia (Feciba), iniciam nesta terça-feira (17/05) a participação na Expo Milset Brasil 2016, que acontece em Fortaleza, no Ceará. Os projetos também foram destaques numa videoconferência realizada nesta segunda-feira (16/05), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, que buscou mobilizar escolas, estudantes e educadores para a construção da 6ª edição da Feciba, por meio das feiras escolares e regionais de ciências.

“A Milset é uma feira de grande porte, de toda a América Latina. Isso nos traz uma expectativa muito grande. Vamos lá representar o nosso Estado e trazer uma premiação e contribuir cada vez mais e mais com a educação da Bahia”, afirmou o estudante Cássio Lima dos Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação – Alvaro Melo Vieira, em Ilhéus. Ele leva para a Milset o projeto “Produção de etanol 2ª geração a partir de resíduos de frutas”, produzido com o colega Jonatas Rodrigues Santos, com a orientação da professora Margarete Araújo.

Leonice Costa, estudantes do Colégio Estadual José Bonifácio, em Governador Mangabeira, apresentará o projeto Produção de adesivos de unhas como complementação de renda no município de Governador Mangabeira, que busca utilizar materiais recicláveis para confecção de adesivos de unhas para geração de emprego e renda na região. ” Depois do projeto, o meu olhar sobre a questão da reciclagem e da sustentabilidade mudou. Hoje, no nosso município, temos pessoas de várias idades trabalhando com o fruto da nossa pesquisa e gerando renda”, comemorou a estudante. O projeto de Leonice foi produzido em parceria com a estudante Denise Santana, com a orientação da professora Jacidalva dos Reis.

Videoconferência – Além da exposição dos projetos que vão para a Expo Milset Brasil 2016, a videoconferência trouxe diversas palestras com foco na mobilização de estudantes e educadores. Entre as palestrantes, a estudante Alice Mascarenhas, que conquistou o segundo lugar na Febrace 2016, com o projeto Evolution, destacou a importância do incentivo dado pela Feciba e o Ciência na Escola. “Eu fico contente em ver que nosso Estado ainda se preocupa e investe na educação, que é a única forma de evoluirmos e alcançar o progresso”, declarou.

O diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Severiano Alves, também destacou o cuidado com a educação. “É muito bom participar de um governo que traz como sua bandeira e educação. E é isso que nossa juventude precisa, de uma educação que incentive os estudantes para a pesquisa”, afirmou o diretor, que também anunciou que, em breve, o IAT terá um centro para fortalecer a pesquisa docente no estado da Bahia. “Esta é uma das funções do IAT que precisamos por em prática”, completou.

Fonte: SEC Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo