“A festa é do povo” marca volta do Alafolia 2016

Alafolia_Público

Psirico, Bell Marques, Aline Rosa e OiteSeteNoveQuatro integram as atrações que puxarão os trios sem cordas durante o AlaFolia 2016. Como promete o tema “A festa é do povo” e para o povo nos dias 20, 21 e 22 de maio. Realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), o Alafolia 2016 traz na sexta-feira, 20, Alinne Rosa e OitoSeteNoveQuatro. No sábado, 21, o Psirico volta a puxar o folião sem cordas e no domingo, 22, Bell Marques comanda a festa. Atrações, exclusivamente locais, também irão fazer parte da Micareta. A previsão para o resultado do edital que está selecionando os artistas é previsto pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) para o dia 12/05.

Toda a estrutura para oferecer ao folião a segunda maior micareta do Estado da Bahia está sendo montada, com foco na valorização dos artistas da terra, de Alagoinhas. Dentre os itens da estrutura, estão garantidos o Camarote Popular, o Camarote para pessoas com deficiência, o Albergue Infantil, Postos de Saúde, Segurança pública e privada e uma novidade para amenizar os transtornos aos comerciantes, que é a mudança do local Camarote Oficial.

“Devido aos problemas financeiros em 2015, não conseguimos realizar o evento. Esse ano antecipamos a nossa organização e o Alafolia 2016 está garantido. Estamos resgatando o espírito dos antigos carnavais de rua. “A festa é do povo” e para o povo. Temos surpresas boas para esse ano como o circuito alternativo (palco do rock) e a garantia da inclusão social em todos os ambientes da festa. Os blocos e camarotes também prometem grandes atrações”, ressaltou o prefeito Paulo Cezar.

A estrutura

Albergue Infantil – Iniciativa implantada em Alagoinhas, através da Secretária de Assistência Social (SEMAS), tem como objetivo abrigar, durante os dias da festa, os filhos dos profissionais informais que trabalham na Micareta, como barraqueiros, catadores de latinhas, cordeiros etc. Durante os três dias da Micareta as crianças participam de recreações, com parque infantil, videoteca, alimentação, baile interno, assistência médica 24h, além de abrigo e segurança.

Camarote Popular – Com um cunho social o acesso é permitido através da troca de latas de leite que são doadas a instituições de caridade. O camarote é frequentado por famílias que gostam de participar da festa em um lugar mais tranquilo e com uma vista privilegiada. Implantado nos últimos anos, o lugar é bastante disputado por proporcionar segurança, comodidade e conforto.

Camarote de pessoas com deficiência – Com uma estrutura totalmente adaptada para receber pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, o camarote é um instrumento de ressocialização e inclusão social. O acesso é livre e a localização, ao lado do Camarote Oficial, proporciona segurança e conforto para aqueles que merecem atenção especial. A estrutura conta com rampa, proteção com guarda-corpo e segurança privada.

O Alafolia 2016 que tem como objetivo trazer a alegria das antigas festas de rua e largos está sendo pensada tanto para o público infantil até os da melhor idade, com as marchinhas de carnaval. Segundo o secretário da SECEL, Roberto Costa, toda a preparação conta com o apoio do corpo técnico e jurídico da Prefeitura. “Não podemos esquecer do suporte dos secretários da Fazenda (SEFAZ), Reginaldo Paiva, Planejamento (SEPLA), Roseane Santos e ao procurador do município (PROJU), Ricardo Marcolin, que nos deu todo o embasamento para que buscássemos os parceiros e a alocação dos recursos para realização do Alafolia 2016. Sem dúvidas será um grande evento”, pontuou.

A micareta envolve diversas secretarias como as de Comunicação (SECOM), Serviços Públicos (SESEP), Saúde (SESAU), Assistência Social (SEMAS), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Além dos parceiros como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, SAMU, Ministério Público, entre outros.

Fonte: Secom Alagoinhas/Foto: Amilton André

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo